adplus-dvertising

Como calcular o empuxo de um navio?

Índice

Como calcular o empuxo de um navio?

Como calcular o empuxo de um navio?

Segundo o princípio de Arquimedes, o empuxo tem o mesmo valor da força peso multiplicada pelo volume de fluido deslocado pelo corpo.

Qual é a fórmula do empuxo?

Em termos gerais, essa força pode ser calculada com a equação Fb = Vs × D × g, onde Fb é a força de empuxo, Vs é o volume submerso, D é a densidade do fluido no qual o objeto está submerso e g é a força da gravidade.

Como funciona a flutuação dos navios?

  • Para haver flutuação então é necessário que essa força ascendente (empuxo) seja igual ao peso do navio para que se igualem ou anulem. Os navios são projetados de modo que: mesmo com carga e passageiros, pesem menos do que a água que deslocariam mesmo se estivessem completamente mergulhados.

Por que o navio começa a afundar?

  • É pelo mesmo motivo que um navio começa a afundar se um pedaço da estrutura do navio se rompe e ele começa a ser preenchido com água. Quando o espaço interno do navio que antes era preenchido com ar passa a ser preenchido com água, a densidade do navio começa a aumentar e o navio começa a afundar.

Qual a força de deslocamento do navio?

  • Os navios vão depender da quantidade de água deslocada, quanto mais deslocada, mais ela vai reagir contra essa força de deslocamento, fazendo deste modo o sustentamento do material do navio. Bem legal, não? Gostou da curiosidade?

Será que um navio pode afundar como uma pedra?

  • Quando um navio flutua na água com uma parte do casco para dentro e outra acima da água em vez de afundar como uma pedra, parece que uma força invisível o segura. Essa "força invisível" que o impede de afundar chama-se flutuabilidade , que pode ser positiva ou negativa.

Postagens relacionadas: