Que mais foi glorificado na arte renascentista *?
Que mais foi glorificado na arte renascentista *?
O que mais foi glorificado na arte renascentista? Resposta. O humanismo foi um movimento de glorificação do homem e da natureza humana, que surgiu na nas cidades da Península Itálica em meados do século XIV. O homem, a obra mais perfeita do Criador, era capaz de compreender, modificar e até dominar a natureza.
O que é o Movimento Humanista?
O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
Quais as características da arte renascentista?
- A arte renascentista possuía características como: natureza e homem como centro das preocupações, utilização do chiaroscuro, perspectiva e proporcionalidade no intuito de produzir obras com rigor científico, representação das emoções do ser humano, racionalidade e idealização da harmonia e da beleza (arte greco-romana).
Quando começou a arte renascentista na Itália?
- Entre os anos de 13, a arte renascentista desenvolve-se na Itália. Naquele momento, as artes estavam submissas aos dogmas e pensamentos católicos. Portanto, afirma-se que o Renascimento foi um período revolucionário em que os artistas buscavam um maior entendimento sobre a humanidade, a natureza e o mundo.
Por que o renascimento artístico foi inspirado na arte clássica?
- Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos.
Quais são as obras do pintor renascentista?
- Pintor, escultor, arquiteto e literato renascentista, de suas principais obras destacam-se: 1 Mona Lisa (La Gioconda); 2 A Última Ceia; 3 A Virgem das Rochas; 4 Homem Vitruviano.