Quais são os efeitos de encerramento da recuperação judicial?
Índice
- Quais são os efeitos de encerramento da recuperação judicial?
- O que acontece quando uma empresa entra em recuperação judicial?
- Quando termina a recuperação judicial?
- O que fazer quando o executado está em recuperação judicial?
- É possível o encerramento da recuperação judicial ainda que não consolidado o quadro geral de credores?
- Como a recuperação judicial de uma empresa precisa da participação dos credores?
- Como receber de uma empresa que está em recuperação judicial?
- Quando a empresa está em recuperação judicial pode demitir?
- Quantas empresas saem da recuperação judicial?
- Qual é o prazo de pagamento dos credores arrolados na recuperação judicial?

Quais são os efeitos de encerramento da recuperação judicial?
As ações novas que sejam ajuizadas posteriormente ao encerramento da recuperação judicial (cobrança, falência, declaratória e quaisquer outras relacionadas às obrigações da devedora), seguirão as regras normais de competência, não mais existindo juízo universal.
O que acontece quando uma empresa entra em recuperação judicial?
A recuperação judicial é um meio utilizado por empresas para evitar que sejam levadas à falência. O processo permite que companhias renegociem as dívidas acumuladas em um período de crise recuperando as atividades e evitando o fechamento, demissões e falta de pagamentos.
Quando termina a recuperação judicial?
No plano de recuperação judicial, o prazo é de um ano para pagamentos dos créditos trabalhistas no geral (oriundo da relação de emprego), e os decorrentes de acidente do trabalho, vencidos até a data do pedido de recuperação judicial (Lei 11.101/2005, art. 54, caput).
O que fazer quando o executado está em recuperação judicial?
Art. 59, § 2º da Lei 11.101/2005: “Contra a decisão que conceder a recuperação judicial caberá agravo, que poderá ser interposto por qualquer credor e pelo Ministério Público”.
É possível o encerramento da recuperação judicial ainda que não consolidado o quadro geral de credores?
Optou a lei de reforma, porém, como já dito, pela celeridade, afirmando, ainda, que "a recuperação judicial poderá ser encerrada ainda que não tenha havido a consolidação definitiva do quadro-geral de credores, hipótese em que as ações incidentais de habilitação e de impugnação retardatárias serão redistribuídas ao ...
Como a recuperação judicial de uma empresa precisa da participação dos credores?
Haverá necessidade de convocação da AGC se, apresentado o plano de recuperação judicial pela devedora, existir objeção apresentada por qualquer credor, nos termos do que dispõe o art. 56 da Lei 11.101/2005. Inexistindo objeção, o plano se considera aprovado independentemente de deliberação dos credores em AGC.
Como receber de uma empresa que está em recuperação judicial?
Há duas forma de habilitar um crédito na lista geral dos credores e vai depender do momento em que o seu pedido for feito. A habilitação poderá ser feita na via administrativa e/ou na via judicial. Na via administrativa é feita perante o Administrador Judicial nomeado pelo juiz para auxiliar no processo.
Quando a empresa está em recuperação judicial pode demitir?
Em situações como essa, pode o empregado pleitear em juízo a sua rescisão indireta, pela ausência de recebimento de salário, verba de natureza alimentar, onde passa a ter direito às verbas rescisórias decorrentes da rescisão contratual por culpa do empregador.
Quantas empresas saem da recuperação judicial?
Só 1% das empresas sai da recuperação judicial no Brasil.
Qual é o prazo de pagamento dos credores arrolados na recuperação judicial?
entre 18 e 24 meses Em razão da necessidade de recomposição do capital de giro das empresas e, também, do pagamento dos créditos trabalhistas, as parcelas devidas aos demais credores tem início, na maioria deles, entre 18 e 24 meses após a data da concessão da recuperação judicial.