O que mais cai na OAB em Direito Tributário?
Índice
- O que mais cai na OAB em Direito Tributário?
- O que mais cai em Direito Tributário Cespe?
- Por que estudar Direito Tributário?
- Como estudar Direito Tributário para Receita Federal?
- Quantas questões de direito tributário cai na prova da OAB?
- Quem pode se especializar em Direito Tributário?
- Quem pode atuar no direito tributário?
- Como estudar o direito tributário?
- Como se tornar especialistas em Direito tributário?
- Qual o requisito para entrar na área de Direito tributário?

O que mais cai na OAB em Direito Tributário?
Constituição Federal: 11/20 ou 55% das questões; CTN : 07/20 ou 35% das questões; Súmulas dos Tribunais Superiores (STF ou STJ): 03/20 ou 15% das questões; Lei Federal nº 6.830/80 – Lei de Execução Fiscal: 01/20 ou 5% das questões.
O que mais cai em Direito Tributário Cespe?
Como podemos perceber pela distribuição acima, nas provas de Direito Tributário da CESPE para Tribunais de Contas, juntando apenas os três assuntos com maior incidência (Crédito Tributário, Limitações ao Poder de Tributar e Obrigação Tributária), você já cobrirá mais de 43% dos pontos disponíveis na disciplina.
Por que estudar Direito Tributário?
Direito Tributário é a área do direito responsável por determinar e fiscalizar a arrecadação de tributos, como taxas e impostos. Também chamado de Direito Fiscal, o segmento tem, como principal papel, o combate de possíveis abusos por parte do Fisco e o controle de pagamento dos contribuintes.
Como estudar Direito Tributário para Receita Federal?
Seguem as dicas: Estudar por um material completo, com foco nas principais bancas examinadoras (FCC, FGV e CESPE), para minimizar ao máximo o risco de surpresas desagradáveis na hora da prova. Ler a CF/88 (arts. 1) e o Código Tributário Nacional (cuidado com artigos não recepcionados!)
Quantas questões de direito tributário cai na prova da OAB?
Está estudando para OAB? Confira uma preparação exclusiva!
Disciplina* | Número de questões |
---|---|
Direito Constitucional | 7 |
Direitos Humanos | 2 |
Direito Internacional | 2 |
Direito Tributário | 5 |
Quem pode se especializar em Direito Tributário?
A especialização em Direito Tributário tem como público alvo graduados em Direito ou profissionais de áreas correlatas. O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento teórico e prático do profissional, além de contribuir com uma visão mais crítica da área.
Quem pode atuar no direito tributário?
- Quem estuda Direito Tributário pode atuar também do lado do Governo. Os cargos podem estar na Receita Federal ou secretarias da Fazenda, defendendo os interesses dos órgãos públicos em aumentar a arrecadação. Outra área de atuação é o Direito Penal Tributário, que lida com casos de sonegação e evasão de divisas.
Como estudar o direito tributário?
- Embora a disciplina Direito Tributário não seja tão “decoreba” quanto estudar legislação específica ou até mesmo outros ramos do Direito, é importante revisar periodicamente seus materiais! Neste ponto, aqueles que fizeram seus resumos certamente gastarão um tempo menor para revisar o conteúdo já estudado.
Como se tornar especialistas em Direito tributário?
- Muitos candidatos, ao começarem a estudar Direito Tributário, acabam se empolgando e querem se tornar especialistas na disciplina (eu quase cometi esse erro também!). Isso, sem dúvida, é positivo, mas não podemos nos esquecer que há várias outras disciplinas extensas e complexas cobradas nos concursos e que também demandam conhecimento aprofundado!
Qual o requisito para entrar na área de Direito tributário?
- Ao longo da graduação, procure fazer estágios e participar de eventos da área, para conhecer as possibilidades da profissão. Outro requisito para entrar na área de Direito Tributário é ser aprovado no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Exame de Ordem.