O que limita o consumo de fibras pelos ruminantes?
Índice
- O que limita o consumo de fibras pelos ruminantes?
- Como se dá a digestão da fibra pelo animal ruminantes?
- Quais os fatores que regulam o consumo animal?
- Qual é o fator da dieta que determina o consumo de ração pelo animal?
- Qual a importância da fibra para os ruminantes?
- O que acontece com as fibras que ingerimos diariamente?
- Quais fatores podem influenciar no controle da ingestão de alimentos por cães e gatos?
- Como funciona o controle da saciedade dos animais de produção?
- Como aumentar o consumo de fibra?
- Quais são as características dos ruminantes?
- Qual a importância da fibra na nutrição de bovinos de corte em confinamento?
- Como funciona a fibra no balanceamento das rações?

O que limita o consumo de fibras pelos ruminantes?
A taxa de hidrólise geralmente é o fator limitante na digestão ruminal da fibra. Essa taxa é limitada pela ação de enzimas no complexo lignina- polissacarídeos, que degradam a parede celular (CHESSON & FORSBERG, 1988).
Como se dá a digestão da fibra pelo animal ruminantes?
O processo de digestão da fibra consiste na hidrólise dos polissacarídeos e a conversão dos monossacarídeos resultantes em ácidos graxos voláteis (AGV), gases da fermentação e calor. A taxa de hidrólise geralmente é o fator limitante na digestão ruminal da fibra.
Quais os fatores que regulam o consumo animal?
Fatores como sabor, odor, textura, aparência visual de um alimento, status emocional do animal, interações sociais e o aprendizado podem modificar a intensidade do consumo de um alimento (MERTENS, 1994).
Qual é o fator da dieta que determina o consumo de ração pelo animal?
Vários fatores influenciam a ingestão do alimento, fatores estes que vão desde os relacionados as plantas, fatores ligados ao animal e a seu comportamento até fatores de meio ambiente, podendo-se ter desde um consumo zero (jejum) até um o consumo máximo aceito pelo animal (ad libitum).
Qual a importância da fibra para os ruminantes?
A fibra estimula a mastigação, serve como substrato aos microrganismos, contribui para manutenção dos padrões fermentativos e estabilidade do ambiente ruminal.
O que acontece com as fibras que ingerimos diariamente?
Depois de ingeridas, elas se transformam em gel, permanecendo mais tempo no estômago e dando uma sensação maior de saciedade. Esse “gel” atrai as moléculas de gordura e de açúcar, que são eliminados pelas fezes. Então, as fibras solúveis ajudam a reduzir os níveis de colesterol e glicemia do sangue.
Quais fatores podem influenciar no controle da ingestão de alimentos por cães e gatos?
Fatores como: raça, sexo, idade, ambiente, medicamentos influenciam na palatabilidade dos alimentos. O apetite do animal e o estímulo sobre a alimentação melhoram os fatores de palatabilidade nos alimentos.
Como funciona o controle da saciedade dos animais de produção?
Quando o alimento passa do estômago para o intestino, um outro sinal de saciedade é produzido, dessa vez, químico: o intestino libera um hormônio (substância endócrina) para o sangue, chamado de colecistocinina, em resposta à presença de proteínas e de gorduras no alimento que chega intestino.
Como aumentar o consumo de fibra?
- Para aumentar o consumo de dietas ricas em fibra, pode-se manipular as dietas através de três mecanismos: aumentando a taxa de digestão microbiana, aumentando a taxa de passagem e/ou aumentando a taxa de retenção.
Quais são as características dos ruminantes?
- Durante a evolução, os ruminantes desenvolveram características anatômicas e simbióticas, que lhes permitem utilizar eficientemente carboidratos estruturais como fonte de energia e compostos nitrogenados não proteicos como fonte de proteína.
Qual a importância da fibra na nutrição de bovinos de corte em confinamento?
- Qual é a importância da fibra efetiva na nutrição de bovinos de corte em confinamento? Para uma boa saúde ruminal e bom desenvolvimento de bovinos de corte em confinamento é preciso que na dieta formulada exista uma quantidade mínima de fibra.
Como funciona a fibra no balanceamento das rações?
- Na prática, a fibra no balanceamento das rações recebe termos diferenciados, de acordo com suas características de solubilidade e degradação.