Como ocorreu o processo de implantação do SUS?

Como ocorreu o processo de implantação do SUS?
A implantação do SUS foi realizada de forma gradual: primeiro veio o SUDS, com a universalização do atendimento; depois a incorporação do INAMPS ao Ministério da Saúde, com o Decreto nº 99.060 e por fim a Lei Orgânica da Saúde, nº 8.080, que fundou e operacionalizou o SUS.
Quem implementou o SUS?
Pioneiro e inovador. Assim pode ser classificado o trabalho do médico Hésio de Albuquerque Cordeiro, que levou o antigo INAMPS a consagrar os princípios do movimento sanitário, dando início ao SUS.
Como ficou a gestão do sistema da saúde após a implantação do SUS?
A implantação do SUS também unificou sob o manto do Ministério da Saúde todo o sistema de atendimento público, que antes de 1988 era responsabilidade de vários ministérios, e descentralizou sua gestão, agora compartilhada entre o Executivo federal, estados e municípios.
Quais as passagens históricas importantes para a implementação do SUS?
A democratização na saúde fortaleceu-se no movimento pela Reforma Sanitária, avançando e organizando suas propostas na VIII Conferência Nacional de Saúde, de 1986, que conferiu as bases para a criação do Sistema Único de Saúde.
Quando começou a funcionar o SUS?
O Sistema foi criado pela Lei 8080/1990 que desde então levou a uma trajetória de muito esforço e desafios enfrentados, diariamente, para proporcionar e garantir o direito universal à saúde como dever do Estado.