O que compõe o ativo circulante?
Índice
- O que compõe o ativo circulante?
- Como é dividido o ativo?
- Quais contas podem ser classificadas no ativo circulante?
- Como é dividido o ativo não circulante da empresa?
- São componentes de um ativo não circulante?
- Quais as contas do ativo circulante e não circulante?
- Como se divide o Balanço Patrimonial?
- O que são ativos no Balanço Patrimonial?
- Quais contas entram no passivo?
- Quais contas entram no ativo não circulante?
- Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?
- Quais elementos fazem parte do Ativo Circulante?
- Quais são os ativos não circulantes a longo prazo?
- Qual é o Ativo Circulante Líquido?

O que compõe o ativo circulante?
Os ativos circulantes nada mais são do que os bens da empresa que podem ser transformados em dinheiro a curto prazo. Já os não circulantes representam o contrário, ou seja, bens que só podem ser acessados como dinheiro em um prazo maior do que 12 meses.
Como é dividido o ativo?
O Ativo se divide em duas partes: Ativo Circulante e Ativo Não Circulante.
Quais contas podem ser classificadas no ativo circulante?
Quais elementos fazem parte do ativo circulante?
- Estoques;
- Matéria-prima;
- Produtos inacabados;
- Mercadorias prontas para a revenda;
- Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias);
- Depósitos bancários;
- Reservas de caixa;
- Dinheiro em caixa;
Como é dividido o ativo não circulante da empresa?
Entram no ativo não circulante quatro subgrupos de ativos, cada um agrupando tipos diferentes de bens: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. ... O subgrupo investimentos consiste nas participações societárias da empresa.
São componentes de um ativo não circulante?
O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).
Quais as contas do ativo circulante e não circulante?
Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.
Como se divide o Balanço Patrimonial?
O Balanço Patrimonial, como já dito, é formado por duas colunas: na esquerda, os ativos, ou bens e direitos da empresa; na direita, os passivos e o patrimônio líquido, ou as obrigações.
O que são ativos no Balanço Patrimonial?
O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos da foram aplicados.
Quais contas entram no passivo?
São considerados exemplos de passivo circulante:
- Fornecedores ou duplicatas a pagar;
- Empréstimos bancários;
- Títulos a pagar;
- Encargos sociais a pagar;
- Salários a pagar;
- Impostos a pagar.
Quais contas entram no ativo não circulante?
O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).
Qual a diferença entre ativo circulante e não circulante?
- O que diferencia esses dois tipos de ativos é, basicamente, a liquidez. O ativo não circulante inclui todas as contas de longo prazo ou aquelas que são imobilizadas, como imóveis, marcas e patentes, tecnologias, entre outras coisas e que, portanto, não podem ser convertidas em dinheiro de maneira rápida. Não possuem liquidez.
Quais elementos fazem parte do Ativo Circulante?
- Quais elementos fazem parte do ativo circulante? As contas patrimoniais e seus elementos podem variar, mas é mais comum encontrarmos neste grupo os seguintes elementos: Contas a receber com período máximo de vencimento dentro do exercício vigente (menor que 360 dias); Investimentos de curto prazo.
Quais são os ativos não circulantes a longo prazo?
- Ativos não circulantes realizáveis a longo prazo podem ser contratos de mútuo valor e recuperação de impostos, por exemplo. São os direitos relacionados à instituição. Possuem valor, apesar de incorpóreos, e aumentam as vantagens competitivas da empresa. Exemplos são patentes e marcas.
Qual é o Ativo Circulante Líquido?
- O ativo circulante líquido, que também pode ser chamado de financeiro, se refere aos recursos que a empresa adquiriu a partir de suas atividades em determinado período ou de suas aplicações financeiras. Alguns exemplos de ativos líquidos são aplicações em ações, fundos de investimentos e também aplicações títulos públicos.