O que causa a diminuição da testosterona?
Índice
- O que causa a diminuição da testosterona?
- Quando a testosterona começa a cair?
- O que causa a baixa de testosterona em mulheres?
- Qual o sintoma mais específico da queda da testosterona?
- Por que a testosterona pode ser diminuída?
- Quais são os níveis adequados de testosterona?
- Como Ficar atento aos níveis de testosterona?

O que causa a diminuição da testosterona?
A diminuição da produção hormonal é comum e ocorre especialmente com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, quando o homem fuma, está acima do peso ou tem diabetes. A testosterona também está presente nas mulheres, mas em menores concentrações.
Quando a testosterona começa a cair?
Mas o normal é que a queda ocorra depois dos 40 anos. "Os níveis podem ser baixos desde a juventude ou declinar mais rapidamente até os 40 anos.
O que causa a baixa de testosterona em mulheres?
A diminuição da concentração de testosterona na mulher pode acontecer devido a diversas situações, sendo as principais envelhecimento, sedentarismo, alimentação inadequada, falência ou retirada dos ovários, uso de remédios com estrogênios, anti-androgênios, glicocorticoides, insuficiência adrenal, anorexia nervosa, ...
Qual o sintoma mais específico da queda da testosterona?
- Outro sintoma bastante específico da queda da produção da testosterona está na diminuição, ou até mesmo na falta, daquelas ereções matinais involuntárias. Aqui também vale lembrar que nem sempre ereções mais fracas ou maiores dificuldades relacionadas a isso são provocadas em decorrência da testosterona baixa.
Por que a testosterona pode ser diminuída?
- No entanto, a testosterona pode estar diminuída em caso de hipogonadismo, retirada dos testículos, síndrome de Klinefelter, uremia, hemodiálise, insuficiência hepática, consumo exagerado de álcool por homens e uso de remédios como digoxina, espironolactona e acarbose.
Quais são os níveis adequados de testosterona?
- "Dessa forma, é importante incluir a dosagem de testosterona em seus exames de rotina a partir dessa idade, pois uma baixa dosagem nesse período pode ser um sinal de alerta para problemas com a deficiência desse hormônio no futuro", diz. No geral, os níveis adequados de testosterona variam entre 3 nanogramas por decilitro de sangue.
Como Ficar atento aos níveis de testosterona?
- Nas mulheres, os níveis de testosterona tendem a ser bem mais baixos, mas ainda assim é preciso ficar atento se esses níveis forem baixos demais.