Quais as chances de uma pessoa sobreviver a uma morte cerebral?
Índice
- Quais as chances de uma pessoa sobreviver a uma morte cerebral?
- Quem tem morte cerebral sente dor?
- Quanto tempo para decretar morte cerebral?
- Como a morte cerebral pode ser causada?
- Como é mantido o organismo de um paciente que sofre morte cerebral?
- Como fazer o diagnóstico da morte cerebral?
- Qual a suspeita da morte cerebral?

Quais as chances de uma pessoa sobreviver a uma morte cerebral?
A pessoa com morte cerebral pode ser mantida “viva” através dos aparelhos por quanto tempo a família desejar, embora só seja desejado que o paciente seja mantido neste estado por algum tempo se for doador de órgãos, para garantir a retirada dos órgãos para posterior transplante em outro paciente.
Quem tem morte cerebral sente dor?
Nosso ente querido pode sofrer alguma dor ou sofrer após a morte encefálica ser declarada? Não. Quando alguém está morto não sente dor e não sofre de maneira alguma.
Quanto tempo para decretar morte cerebral?
Agora, pacientes obrigatoriamente devem ser tratados por no mínimo seis horas a partir da suspeita e, só aí, os exames de confirmação podem ser feitos. Somados os períodos, a determinação da morte cerebral só poderá ocorrer após sete horas (seis horas de observação + uma hora de exames).
Como a morte cerebral pode ser causada?
- A morte cerebral pode ser causada por inúmeras causas, como por exemplo: 1 Traumatismo craniano; 2 Falta de oxigênio no cérebro; 3 Parada cardiorrespiratória; 4 Derrame (AVC); 5 Inchaço no cérebro, 6 Aumento da pressão intra craniana; 7 Tumores; 8 Overdose; 9 Falta de glicose no sangue.
Como é mantido o organismo de um paciente que sofre morte cerebral?
- O organismo de um paciente que sofre morte cerebral normalmente é mantido vivo através de aparelhos — como os de respiração assistida, por exemplo — e da administração de medicamentos, além da reposição de fluidos e hormônios quando os órgãos serão doados para transplantes ou quando a família pede mais tempo.
Como fazer o diagnóstico da morte cerebral?
- O diagnóstico da morte cerebral deve ser feito seguindo uma lista de critérios determinado pela Academia Brasileira de Neurologia e baseada em protocolos internacionais. Primeiramente é preciso que o médico exclua fatores que podem estar tornando a atividade cerebral imperceptível. São eles: NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Qual a suspeita da morte cerebral?
- Enquanto isso, na morte encefálica não existe atividade cerebral. A suspeita de uma morte cerebral. A suspeita da morte cerebral é dada pela observação dos seguintes sinais: coma profundo, ausência de reflexos motores, ausência de respiração (apneia), lesão encefálica irreversível e temperatura corporal acima de 35º.