O que é ser uma pessoa Etnocentrica?
Índice

O que é ser uma pessoa Etnocentrica?
O etnocentrismo é a visão preconceituosa e unilateralmente formada sobre outros povos, culturas, religiões e etnias. Esse conceito refere-se, portanto, ao hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura, considerando absurdo tudo que dela deriva e considerando a sua como a única correta.
Por que as pessoas são etnocêntricas?
Etnocentrismo é a crença de superioridade é um grupo étnico pessoal, mas ele também pode desenvolver a partir de diferenças raciais ou religiosos. Indivíduos etnocêntricas acreditam que eles são melhores do que outros indivíduos por razões baseadas unicamente em sua herança.
O que significa a interculturalidade?
É neste contexto que surge o conceito de interculturalidade, usado para indicar um conjunto de propostas de convivência democrática entre diferentes culturas, buscando a integração entre elas sem anular sua diversidade, ao contrário, “fomentando o potencial criativo e vital resultante da relações entre diferentes ...
Quando acontece o etnocentrismo?
O etnocentrismo se caracteriza como quando julgamos a cultura alheia tomando como base nossos valores, conhecimentos e tudo aquilo que nos leva a crer que nossa postura é a mais correta. Ele acontece quando ocorre um choque cultural entre pessoas, onde um sente dificuldade em enxergar a diferença que existe no outro.
Qual o significado do termo etnocêntrico?
- O termo é formado pela justaposição da palavra de origem grega " ethnos " que significa "nação, tribo ou pessoas que vivem juntas" e centrismo que indica o centro. Um indivíduo etnocêntrico considera as normas e valores da sua própria cultura melhores do que as das outras culturas.
Como é expresso o etnocentrismo?
- Como visão de análise, o etnocentrismo é expresso pela maneira de enxergar o outro (de outra etnia, de outra cultura) como alguém inferior. É necessário entender que existem diferenças culturais entre os povos, mas quando essas diferenças são usadas para diminuir, classificar e subjugar os outros, cai-se numa visão etnocentrista.
Como combater o etnocentrismo?
- Desde a sua criação, a antropologia tem se esforçado para combater o etnocentrismo que pesa em algumas culturas sobre os outros e gera um monte de discriminação e desigualdade em torno das necessidades das pessoas, deixando assim, os grupos hegemônicos.
Qual o exemplo de etnocentrismo nas Américas?
- Outro exemplo de etnocentrismo foi a colonização europeia nas Américas. Ao chegarem em território americano, os europeus se depararam com povos de hábitos e culturas completamente diferentes. Os europeus julgavam-se superiores aos povos originários e impuseram os seus costumes, tradições e religião.