O que leva à insuficiência renal?

O que leva à insuficiência renal?
Principais causas Diminuição da quantidade de sangue no rim, devido a desidratação, mau funcionamento dos rins ou pressão baixa; Lesão dos rins, devido a pedras nos rins ou substâncias toxicas como medicamentos; Interrupção da passagem de urina, causada por aumento da próstata ou presença de tumor.
Que doenças podem provocar uma insuficiência renal crônica?
A forma crônica é uma lesão renal permanente, causada, por exemplo, pela diabetes, pressão alta (hipertensão), diversas infecções do tecido renal (glomerulonefrite) e o uso excessivo de alguns medicamentos, que podem reduzir a função renal a longo prazo.
Qual a cura para insuficiência renal crônica?
- Insuficiência renal crônica tem cura? Muitas pessoas somente são diagnosticadas com insuficiência renal crônica quando já perderam grande parte da função dos rins. Não há cura para a doença renal crônica. Quando não tratada, ela normalmente evolui para falência renal terminal, que pode levar à morte.
Por que a insuficiência renal é causada?
- A insuficiência renal pode ser causada por inúmeros fatores. Como dito anteriormente, ela é a via final de muitas doenças do sistema urinário. Anomalias e obstruções nesse sistema, como os causados pela presença de cálculos renais, também podem desencadear a doença.
Como detectar a insuficiência renal crônica?
- Como não há sintomas até fases avançadas da doença, a insuficiência renal crônica só pode ser detectada precocemente através de análises laboratoriais. O exame utilizado para tal fim é a dosagem sanguínea da ureia e da creatinina.
Quais os estádios da insuficiência renal crônica?
- Os estádios da insuficiência renal crônica são divididos de acordo com a taxa de filtração glomerular, que pode ser estimada através dos valores da creatinina sanguínea. Existem diversas fórmulas matemáticas para se estimar o grau de funcionamento dos rins a partir dos valores da creatinina.