Quem tem esquizofrenia pode trabalhar normal?

Quem tem esquizofrenia pode trabalhar normal?
Dependendo de como é feito o tratamento, a pessoa com esquizofrenia pode ter uma vida normal e, inclusive, casar e ter filhos. “Se ela está fazendo o tratamento, está bem, está estável, tem total condição de ter uma vida normal. Trabalhar, constituir família. Não tem nenhuma contra-indicação em relação a isso.
Quando a suspeita de esquizofrenia se faz?
- A suspeita de esquizofrenia se faz quando um adolescente ou adulto jovem apresenta uma mudança significativa do comportamento habitual. As alterações são persistentes e frequentemente e se tornam mais graves com o passar do tempo. Os principais sintomas giram em torno da perda do contato com a realidade.
Qual a história familiar de esquizofrenia?
- História familiar de esquizofrenia: as chances são de 10% se tiver um irmão com esquizofrenia, 18% se tiver um irmão gêmeo não-idêntico com esquizofrenia, 50% se tiver um irmão gêmeo idêntico com esquizofrenia e 80% se os dois pais forem afetados por esquizofrenia
Qual é a esquizofrenia simples?
- Esquizofrenia simples: em que a pessoa, sem ter delírios, alucinações ou outras alterações mais floridas, progressivamente vai perdendo sua afetividade, capacidade de interagir com pessoas, ocorrendo um progressivo prejuízo de seu desempenho social e ocupacional. Por vezes levando os indivíduos afetados a uma vida de sem-teto e vagando pelas ruas.
Como se manifesta a esquizofrenia?
- A doença raramente se manifesta na infância ou após os 45 anos. Os principais tipos de esquizofrenia, segundo Ministério da Saúde, são: esquizofrenia paranoide, esquizofrenia hebefrênica, esquizofrenia catatônica, esquizofrenia indiferenciada, esquizofrenia residual e esquizofrenia simples.