Quem legitima o poder do Estado?

Quem legitima o poder do Estado?
Indiretamente, o povo exerce seu poder por intermédio de seus representantes eleitos pelo voto. O que legitimaria o exercício indireto, nos moldes do caput do art. 14 da Constituição. ... Tais dispositivos legitimariam a participação do povo diretamente no exercício do Poder.
O que justifica o poder do Estado?
São elementos constitutivos do Estado: o povo, território e poder. A falta de qualquer desses elementos descaracteriza o Estado perfeito[3], é a conjugação deles que torna o Estado dotado de uma força superior que chamamos de soberania. ... Outro elemento é o território, a base física, geográfica do Estado.
Quais as formas de legitimação do poder?
O poder, para Weber, pode legitimar-se de três formas, uma estatuída, uma consuetudinária e outra afetiva, respectivamente as dominações: Legal, Tradicional e Carismática.
Qual a legitimação do estado?
- Trataremos da legitimação do Estado, mas inicialmente cabe investigar o que se pode entender genericamente por legitimação. Veremos a legitimação como critério que autoriza a existência do Estado e valida suas intervenções; o que supera, portanto, o critério de legalidade do próprio Estado.
Como a autoridade do poder central pode se basear na legalidade?
- A autoridade do poder central até pode se basear na legalidade, contanto que se fundamente na legitimidade.
Como o Estado pode ter surgido?
- O Estado pode ter surgido em resposta à necessidade de organizar a segurança e os meios de sobrevivência a um grupo social; porém, sua permanência, legitimando-se em termos de continuidade, dependerá de quanto essas necessidades forem satisfeitas e da sua capacidade de adequação a outros desafios e ao exercício político contínuo.