O que é teste de agregação plaquetária?

O que é teste de agregação plaquetária?
Os testes de agregação plaquetária avaliam a capacidade das plaquetas se agregarem em resposta ao acréscimo de vários ativadores (p. ex., colágeno, adrenalina, ADP ou ristocetina). Os testes de agregação plaquetária não são confiáveis quando a contagem de plaquetas é < 100.000/mcL.
Quando as plaquetas se ativam?
- - As plaquetas no ativadas circulam isoladas ou agrupadas, sem aderirem a parede vascular, mesmo estando cercada por vrios fatores de coagulao sangunea. - Quando um vaso lesado, o subendotelio, com o colgeno subajacente, exposto e as plaquetas se ativam, iniciando-se uma srie de fenmenos que tem por finalidade evitar a hemorragia.
Qual a função dessas plaquetas?
- Essa última função pode ser atribuída a um elemento do sangue conhecido comoplaqueta. As plaquetas, também denominadas de trombócitos,na realidade, não são células, e sim fragmentos dessas estruturas, mais precisamente fragmentos de uma célula chamada megacariócito, encontrada na medula óssea.
Como ocorre a ausência de plaquetas?
- As plaquetas são fundamentais para o processo de formação do tampão plaquetário durante a resposta normal à lesão vascular. Na ausência de plaquetas, podem ocorrer vários vazamentos espontâneos de sangue em pequenos vasos, o que pode comprometer o estado de saúde da pessoa.
Quais são as causas do aumento de plaquetas?
- Conheça outras causas do aumento de plaquetas. A trombocitopenia é caracterizada pela diminuição da quantidade de plaquetas que pode ser devido a doenças auto-imunes, doenças infecciosas, deficiência nutricional de ferro, ácido fólico ou vitamina B12 e problemas relacionados a problemas no baço, por exemplo.