O que leva a alcalose respiratória?
Índice
- O que leva a alcalose respiratória?
- Porque os Diureticos causam alcalose metabólica?
- Como identificar uma alcalose metabólica?
- Como saber se a acidose é metabólica ou respiratória?
- Quais são as manifestações da alcalose metabólica?
- Como fazer o diagnóstico de alcalose metabólica?
- Quais são as causas da alcalose?
- Qual a causa da acidose metabólica?

O que leva a alcalose respiratória?
Alcalose respiratória é a diminuição primária da pressão parcial de dióxido de carbono (PCO2) com ou sem redução compensatória do bicarbonato (HCO3−); o pH pode estar alto ou quase normal. A causa é o aumento da frequência respiratória e/ou do volume (hiperventilação).
Porque os Diureticos causam alcalose metabólica?
Alcalose de contração - Resulta de uma perda de água no espaço extracelular que é pobre em bicarbonato, tipicamente através do uso de diuréticos. Já que a água é perdida enquanto o bicarbonato é retido, a concentração de bicarbonato aumenta o pH sanguíneo.
Como identificar uma alcalose metabólica?
O diagnóstico de alcalose metabólica é feito através de exames que medem o o pH sanguíneo, sendo também importante avaliar como os níveis de bicarbonato, gás carbônico e alguns eletrólitos do sangue. O médico também fará a avaliação clínica para tentar identificar a causa.
Como saber se a acidose é metabólica ou respiratória?
As pessoas com acidose metabólica frequentemente têm náuseas, vômitos e fadiga, e podem respirar mais rápido e mais profundamente que o normal. As pessoas com acidose respiratória frequentemente têm dor de cabeça e confusão, e a respiração pode parecer superficial, lenta ou ambas.
Quais são as manifestações da alcalose metabólica?
- As manifestações clínicas deste tipo de alcalose são irritabilidade, clonismo e concentrações musculares, podendo também não causar nenhum sintoma. Caso a alcalose metabólica seja grave, podem ser verificadas contrações prolongadas e espasmos musculares (tetania).
Como fazer o diagnóstico de alcalose metabólica?
- O diagnóstico de alcalose metabólica é feito através de exames que medem o o pH sanguíneo, sendo também importante avaliar como os níveis de bicarbonato, gás carbônico e alguns eletrólitos do sangue. O médico também fará a avaliação clínica para tentar identificar a causa.
Quais são as causas da alcalose?
- Causas comuns incluem vômitos prolongados, hipovolemia, utilização de diurético e hipopotassemia. Deve haver alteração renal da excreção de HCO 3− para manter a alcalose.
Qual a causa da acidose metabólica?
- Outra situação preocupante que pode surgir é quando o pH se encontra abaixo de 7,35, havendo a acidose metabólica. Saiba o que é e o que causa a acidose metabólica. Geralmente, a alcalose metabólica acontece pela perda do íon H+ no sangue ou pelo acúmulo de bicarbonato de sódio, o que torna o organismo mais básico.