O que legitima o exercício da repressão física organizado pelo Estado?
Índice
- O que legitima o exercício da repressão física organizado pelo Estado?
- O que é violência física legítima?
- Quem representa a força violência que pode ser exercida pelo Estado?
- O que quer dizer uso da força física no território?
- O que legitima um Estado?
- Qual o meio de monopólio de coerção física utilizado pelo Estado?
- O que é violência para Weber?
- O que é o uso legítimo da violência força?
- O que significa dizer que o Estado deve ter o monopólio legítimo da violência quais seriam os limites deste exercício?
- O que significa dizer que o Estado possui legítimo monopólio da força?

O que legitima o exercício da repressão física organizado pelo Estado?
A) Segundo Max Weber, a fonte que legitima a autorização do exercício da coerção física, no Estado. moderno, é o seu sistema de regras legais.
O que é violência física legítima?
O monopólio da violência legítima significa que o emprego da coerção é função de exclusiva competência de certos agentes do Estado - de uma organização ou de uma "máquina" institucional - e não de outros agentes da sociedade. ...
Quem representa a força violência que pode ser exercida pelo Estado?
O monopólio da violência ou o principio do uso da força sobre determinado território, legitima o Estado para o emprego da força, que é função de exclusiva competência da autoridade do Estado, de uma organização ou de uma "máquina" institucional, e não de outros agentes da sociedade.
O que quer dizer uso da força física no território?
Em outras palavras, a coerção legítima compreende o uso comedido da força em casos extremos e por instituições específicas de um Estado. Nesse caso, a polícia, por exemplo, é um órgão de um Estado que está autorizado por essa mesma entidade a usar da força em função do reforço da ordem.
O que legitima um Estado?
Em Ciência Política é o conceito com o qual se julga a capacidade de um determinado poder para conseguir obediência sem necessidade de recorrer à coerção, que supõe a ameaça da força, de tal forma que um Estado é legítimo se existe um consenso entre os membros da comunidade política para aceitar a autoridade vigente.
Qual o meio de monopólio de coerção física utilizado pelo Estado?
somente ao Estado é autorizado o uso legal da força e da coerção física sobre os indivíduos, por meio do monopólio da violência como uma exclusividade legal e um procedimento que não pode ser executado por qualquer outro grupo ou instituição, a não ser de forma ilegal.
O que é violência para Weber?
O sociólogo Max Weber foi um autor que deixou grandes estudos sobre a violência na sociedade afirmando que há uma batalha intensa na vida social das pessoas e vê a “ violência como uma maneira de se resolver esses conflitos, afirma também que o Estado utiliza também a violência a fim de mudar algo que está errado no ...
O que é o uso legítimo da violência força?
O uso legítimo da força resulta da ação legal, necessária e proporcional, amparada nos princípios que norteiam a abordagem policial, sempre tendo como foco o interesse público e o respeito à dignidade da pessoa humana.
O que significa dizer que o Estado deve ter o monopólio legítimo da violência quais seriam os limites deste exercício?
Para Weber "um Estado é uma comunidade humana que se atribui (com êxito) o monopólio legítimo da violência física, nos limites de um território definido". ... "Essa se constitui na dominação exercida pelo moderno servidor do Estado e por todos os detentores do poder a ele assemelhados" (WEBER, 2003, p. 12 -11).
O que significa dizer que o Estado possui legítimo monopólio da força?
É um monopólio, pois concentra para si a tarefa final de resolução de conflitos entre partes e uso da força para a imposição da lei e da ordem (e do que é considerado justiça).