adplus-dvertising

Como seria o mundo se as geleiras derretessem?

Índice

Como seria o mundo se as geleiras derretessem?

Como seria o mundo se as geleiras derretessem?

Cidades litorâneas em todo o globo seriam inundadas: Nova York, Tóquio, Rio de Janeiro e dezenas de milhares de outras cidades. Até países inteiros desapareciam como as Maldivas, Tuvalu e Ilhas Salomão. Uma mudança menos perceptível que seria o resultado do derretimento das geleiras seria na duração do dia.

O que faz o gelo da Antártida derreter?

Os cientistas afirmam que o derretimento das camadas de gelo da Antártida vem acontecendo desde o início dos anos 2000, com a perda de massa acontecendo em taxas a cada vez maiores. ... "Sem essas plataformas, grandes quantidades de gelo fluiriam diretamente para o oceano", conta.

Quais são as causas do derretimento das geleiras marinhas?

  • Vejamos, detalhadamente, as causas do derretimento das geleiras: 1 Emissões de CO2: a concentração atmosférica de dióxido de carbono e de outros gases de efeito estufa (GEE) derivados da... 2 Aquecimento oceânico: os oceanos absorvem 90% do calor terrestre, um fato que provoca derretimento das geleiras marinhas... More ...

Como se classificam as geleiras?

  • As geleiras se classificam segundo sua morfologia — campo de gelo, geleira de circo, geleira de vale, etc. —, clima — polar, tropical ou temperado — ou condição térmica — base fria, quente ou politérmica —.

Qual a consequência do desaparecimento das geleiras?

  • O derretimento das geleiras também provocará a extinção de numerosas espécies, pois é o habitat natural de vários animais terrestres e aquáticos. O desaparecimento das geleiras significa também menos água para o consumo da população, menos capacidade para gerar energia hidrelétrica e menos disponibilidade para a rega.

Que cidades serão afetadas pela desintegração do gelo?

  • No caso da Groenlândia, por exemplo, as três cidades brasileiras serão afetadas pela desintegração de qualquer parte do gelo - principalmente Rio e Recife (veja as imagens abaixo).

Postagens relacionadas: