O que inibe o gás etileno?
Índice
- O que inibe o gás etileno?
- Como inibir a ação do etileno sobre os frutos?
- Como é produzido o gás etileno?
- O que o gás etileno desencadeia?
- Qual a relação entre o CO2 e o gás etileno?
- Quais são as funções do etileno?
- Qual a aplicação do etileno?
- Qual é a síntese do etileno?
- Qual o efeito do etileno sobre as plantas?
- Quais são as funções atribuídas ao etileno?

O que inibe o gás etileno?
Esse hormônio e a auxina possuem ações antagônicas. Enquanto o etileno estimula, a auxina inibe. No processo de abscisão, o etileno faz com que enzimas sejam liberadas e estas irão agir dissolvendo as paredes celulares no local de abscisão. Já a auxina atua reduzindo a sensibilidade das células ao etileno.
Como inibir a ação do etileno sobre os frutos?
O 1-metilciclopropeno é um gás inibidor da ação do etileno, retardando o amadurecimento, estendendo a vida de prateleira e conservando a qualidade de frutos, vegetais e espécies ornamentais (Blankenship & Dole, 2003).
Como é produzido o gás etileno?
O etileno, um hormônio vegetal (fitormônio) gasoso e incolor, é produzido por diversos órgãos vegetais e distribuído pela planta por difusão a partir do local onde é produzido. Pode ser produzido como resposta a fatores de estresse, como a seca, bem como durante o amadurecimento de frutos.
O que o gás etileno desencadeia?
Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.
Qual a relação entre o CO2 e o gás etileno?
O que pode ser devido ao fato que o CO2 é inibidor competitivo do etileno, assim baixas concentrações de CO2 (0,5%) não inibem a síntese e nem atuam como antagonista do etileno, ficando este em quantidades semelhantes a quando o CO2 esta em concentrações elevadas (3,0%), onde o CO2 pode inibir a síntese e também atuar ...
Quais são as funções do etileno?
Os efeitos do etileno são variados, destacando-se o amadurecimento de frutos, a senescência (envelhecimento) de flores e folhas e a abscisão (queda) de folhas e frutos. Outra função que pode ser atribuída ao etileno é a determinação do sexo de flores de algumas espécies de plantas, como as da família Cucurbitaceae.
Qual a aplicação do etileno?
- Outra aplicação do etileno diz respeito à sua capacidade de promover a abscisão de frutos e folhas. Esse hormônio dissolve a parede celular das células no local onde ocorrerá a abscisão.
Qual é a síntese do etileno?
- Acetato de vinila e éter vinílico: Produção de couros sintéticos, discos, plásticos para moldes e adesivos. A rota completa de síntese do etileno é um ciclo (ciclo de Yang).O primeiro precursor do etileno nesta via é o aminoácido metionina, o qual é adenilado pela AdoMet sintetase, formando a S-adenosilmetionina.
Qual o efeito do etileno sobre as plantas?
- Já o etileno é um gás produzido em pequena quantidade em variados órgãos de um vegetal (nos nódulos foliares e fruto), em resposta ao estresse, especialmente em tecidos submetidos à senescência (processo natural de envelhecimento), no qual exerce efeito de hormônio, sendo o único hidrocarboneto com implicação evidente sobre as plantas.
Quais são as funções atribuídas ao etileno?
- Ao enrolar frutas ou colocá-las em locais fechados, como o forno do fogão, estamos “aprisionando” o gás etileno liberado pelos frutos, acelerando, assim, o processo de amadurecimento. Compartilhe! Entre as funções a seguir, qual não pode ser atribuída ao etileno?