adplus-dvertising

Por que a expansão do tecido adiposo gera uma inflamação?

Índice

Por que a expansão do tecido adiposo gera uma inflamação?

Por que a expansão do tecido adiposo gera uma inflamação?

Sua função como regulador do processo inflamatório tem sido bastante evidenciada. Um mecanismo proposto para sinalizar o início desse processo é a hipóxia do tecido causada pela expansão dos adipócitos. Dos componentes do tecido adiposo, o visceral é o mais metabolicamente ativo e mais associado à inflamação.

Como ocorre o processo inflamatório da obesidade?

“A gordura em excesso, principalmente visceral, secreta substâncias consideradas pró-inflamatórias, que são denominadas adipocinas (proteínas), como a leptina, o fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), a interleucina-6 (IL-6) e também o PAI-1, que forma trombos ou coágulos.

Por que o acúmulo de gordura nos adipócitos favorece o processo inflamatório?

Acredita-se que com o ganho de peso e hipertrofia dos adipócitos ocorra uma compressão nos vasos sanguíneos do tecido adiposo, impedindo que o suprimento Page 18 37 adequado de oxigênio chegue ao tecido, causando a consequente hipóxia local e morte dos adipócitos e desencadeando a cascata da resposta inflamatória, bem ...

Qual a relação entre obesidade e inflamação?

A relação entre obesidade e inflamação Em obesos, ocorre uma resposta do sistema imune, ativada como resposta à inflamação, cujos macrófagos vão aumentando devido a seu recrutamento e exibindo um cenário pró-inflamatório, expressando, assim, citocinas inflamatórias.

Porque a obesidade é uma inflamação?

A inflamação crônica, característica da obesidade, resulta da liberação de adipocinas pró-inflamatórias pelos adipócitos, que atraem macrófagos para área afetada, desencadeando o processo inflamatório e o estresse oxidativo.

O que é inflamação na obesidade?

A inflamação crônica, característica da obesidade, resulta da liberação de adipocinas pró-inflamatórias pelos adipócitos, que atraem macrófagos para área afetada, desencadeando o processo inflamatório e o estresse oxidativo.

Por que obesidade é resposta inflamatória estão relacionadas?

obesidade e inflamação Existem evidências demonstrando que o estado inflamatório pode ser devido à resistência à ação da insulina e outras desordens asso- ciadas à obesidade, como hiperlipidemia e síndrome metabólica(16).

Por que a obesidade é considerada uma doença inflamatória?

Segundo estudos o processo inflamatório da obesidade é de baixa intensidade e tem relação com a quantidade de marcadores inflamatórios circulantes, citocinas e adipocinas que são reguladores e mediadores de repostas imunes do organismo.

Qual a causa da inflamação do adiposo?

  • Entretanto, fica ainda uma pergunta: O que induz a liberação das adipocinas pelo tecido adiposo, iniciando assim a inflamação? Segundo alguns autores 3, 11 uma possível explicação seria a hipóxia sofrida pelo tecido adiposo devido à expansão desse tecido no desenvolvimento da obesidade ( Figura 1 ).

Qual a função do tecido adiposo?

  • O tecido adiposo é um órgão que desempenha, entre outras, funções endócrinas. As adipocinas por ele produzidas têm acções diversas, podendo-se agrupá-las de acordo com a sua principal função em adipocinas com função imunológica, cardiovascular, metabólica e endócrina.

Quais as principais adipocinas associadas a doenças crônicas?

  • As principais Adipocinas associadas a Doenças crônicas são LEPTINA, RESISTINA, VISFATINA, ADIPONECTINA, PROTEÍNA ESTIMULADORA DE ACILAÇÃO (ASP), FATOR DE NECROSE TUMORAL (TNF- α), INTERLEUCINA 6 (IL-6), INIBIDOR DO ATIVADOR DE PLAMINOGÊNIO-1 (PAI-1), ANGIOTENSINOGÊNIO.

Qual a inflamação no tecido adiposo das crianças obesas?

  • Além disso, essa análise indicou inflamação no tecido adiposo de todas as crianças obesas, não sendo encontrada nas não obesas.

Postagens relacionadas: