Qual a maneira de se evitar a estabilização da tutela antecipada antecedente?
Índice
- Qual a maneira de se evitar a estabilização da tutela antecipada antecedente?
- Quais são os pressupostos da estabilização da decisão concessiva de tutela antecipada?
- Qual o posicionamento do STJ acerca da estabilização da tutela antecipada antecedente?
- Qual o recurso cabível contra tutela provisória estabilizada?
- Qual a natureza da decisão judicial que extingue o processo considerado estabilizada a tutela antecipada concedida?
- Quando ocorre pressupostos e quais as consequências da estabilização da decisão concessiva da tutela provisória de natureza antecipada?
- Será que a tutela antecipada é estável?
- Quando se extingue a tutela antecipada?
- Qual a diretriz da tutela antecipada?
- Qual a finalidade do desarquivamento da tutela antecipada?
Qual a maneira de se evitar a estabilização da tutela antecipada antecedente?
Dessa forma, o meio que dispõe o réu para evitar a estabilização da antecipação da tutela é a interposição do recurso de agravo de instrumento (art. 302, caput). A consequência da não interposição do agravo está prevista no parágrafo primeiro do artigo 304: o processo deve ser extinto.
Quais são os pressupostos da estabilização da decisão concessiva de tutela antecipada?
A estabilização da tutela antecipada antecedente reúne as características essenciais da técnica monitória: (a) há o emprego da cognição sumária com o escopo de rápida produção de resultados concretos em prol do autor; (b) a falta de recurso do réu contra a decisão antecipatória acarreta-lhe imediata e intensa ...
Qual o posicionamento do STJ acerca da estabilização da tutela antecipada antecedente?
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) adotou o entendimento de que o prazo para a parte emendar a petição inicial, após a concessão de tutela antecipada em caráter antecedente, somente tem início depois da sua intimação específica para a prática desse ato processual.
Qual o recurso cabível contra tutela provisória estabilizada?
304, caput, a tutela torna-se estável se não interposto o respectivo recurso. ... Em se tratando de decisão em tutela antecipada, gênero de tutela provisória, o recurso cabível é o agravo de instrumento, nos termos do art. 1.015, I.
Qual a natureza da decisão judicial que extingue o processo considerado estabilizada a tutela antecipada concedida?
A natureza jurídica da decisão que estabiliza a tutela de urgência antecipada antecedente é algo de sumo importância para o entendimento da estabilização. A estabilização da tutela antecipada antecedente não gera coisa julgada material, pois os efeitos desta poderão ser extintos em uma posterior ação, o art.
Quando ocorre pressupostos e quais as consequências da estabilização da decisão concessiva da tutela provisória de natureza antecipada?
- a prolação de decisão concessiva da tutela antecipada antecedente; - a ausência de impugnação do réu, litisconsorte passivo ou assistente simples. A conseqüência da estabilização é que, além do processo ser extinto sem resolução do mérito (art.
Será que a tutela antecipada é estável?
- Dizer o Direito: A tutela antecipada antecedente (art. 303 do CPC) somente se torna estável se não houver nenhum tipo de impugnação formulada pela parte contrária, de forma que a mera contestação tem força de impedir a estabilização. segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019.
Quando se extingue a tutela antecipada?
- § 5º O direito de rever, reformar ou invalidar a tutela antecipada, previsto no § 2º deste artigo, extingue-se após 2 (dois) anos, contados da ciência da decisão que extinguiu o processo, nos termos do § 1º.
Qual a diretriz da tutela antecipada?
- Essa diretriz resta, contudo, parcialmente atenuada pelo art. 304 do CPC/2015, ao prever a chamada “estabilização da tutela antecipada”, sob a seguinte redação: “Art. 304. A tutela antecipada, concedida nos termos do art. 303, 1 torna-se estável se da decisão que a conceder não for interposto o respectivo recurso.
Qual a finalidade do desarquivamento da tutela antecipada?
- § 4º Qualquer das partes poderá requerer o desarquivamento dos autos em que foi concedida a medida, para instruir a petição inicial da ação a que se refere o § 2º, prevento o juízo em que a tutela antecipada foi concedida.














