O que é detectado em uma mamografia?
Índice
- O que é detectado em uma mamografia?
- Qual indicação para mamografia?
- Porque no exame de mamografia a compressão da mama é importante?
- Quando a mamografia não é indicada?
- Porque mamografia deve ser realizada com qualidade?
- Quais são as indicações da mamografia?
- Quando começar a fazer mamografias de mama?
- Por que a mamografia digital é mais precisa?
- Quais são as vantagens da mamografia convencional?
O que é detectado em uma mamografia?
A mamografia é um exame da mama feito em um aparelho chamado mamógrafo, com o objetivo de identificar alterações no tecido mamário. Esse exame é capaz de identificar um tumor não palpável (normalmente menor do que um centímetro), assim como assimetrias e microcalcificações.
Qual indicação para mamografia?
A mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – é recomendada na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos. Fora dessa faixa etária e dessa periodicidade, os riscos aumentam e existe maior incerteza sobre benefícios.
Porque no exame de mamografia a compressão da mama é importante?
A justificativa para isso é que quanto mais concentrado estiver o tecido, maiores doses de raios-X deverão ser aplicadas para ampliar a capacidade de visualização pelo aparelho. E as superdoses de raios-X são contraindicadas. Por isso, a compressão das mamas é necessária.
Quando a mamografia não é indicada?
A mamografia não é indicada para pacientes que não tenham a idade mínima de 40 anos para realizar o procedimento e para mulheres grávidas, pois a radiação pode interferir na formação do bebê.
Porque mamografia deve ser realizada com qualidade?
Enquanto um exame sem o adequado rigor de qualidade pode apresentar um valor preditivo positivo de 66%, um perfil mais criterioso em relação ao padrão de qualidade pode elevar a acurácia diagnóstica para 85% a 90% em mulheres com mais de 50 anos de idade, possibilitando a detecção do tumor até 02 anos antes de ocorrer ...
Quais são as indicações da mamografia?
- Indicações da mamografia. A principal indicação da mamografia é para o rastreamento do câncer de mama. Nesse caso, a mamografia deve começar a ser feita a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres da população geral. Porém, para aquelas que possuem casos de câncer de mama na família, ...
Quando começar a fazer mamografias de mama?
- Por exemplo: se uma mulher descobriu um câncer de mama aos 40 anos, sua filha deve começar a fazer mamografias anualmente aos 30 anos. A mamografia, porém, não é recomendada antes dos 25 anos porque a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária.
Por que a mamografia digital é mais precisa?
- No entanto, a mamografia digital parece ser mais precisa do que a mamografia convencional em mulheres mais jovens e com mamas densas. A mamografia convencional contém um filme que, após a exposição da mama ao raio-X, deve ser processado.
Quais são as vantagens da mamografia convencional?
- Tem muitas vantagens em relação à mamografia convencional, sendo a principal que a imagem mamográfica pode ser armazenada e recuperada eletronicamente. Além disso, permite ao radiologista ajustar as imagens, no próprio monitor da estação de trabalho, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la.















