Quem tem nome sujo pode ser nomeado em concurso público?
Índice
- Quem tem nome sujo pode ser nomeado em concurso público?
- Quanto tempo tenho para tomar posse em concurso público?
- Quem tem restrição no nome pode trabalhar em banco?
- Quem tem passagem pela polícia pode fazer concurso público?
- Quem responde a processo criminal pode ser excluído de concurso público?
- Quais são os requisitos básicos para investidura em cargo público?
- Por que não pode ser impedido de prestar concurso público?
- Por que os concursos públicos podem ser diferentes?
- Qual a previsão de prorrogação de posse ou exercício no concurso?
- Qual a exigência para ser aprovado em concurso público?
Quem tem nome sujo pode ser nomeado em concurso público?
Pode sim! A inscrição do seu nome na dívida ativa, não pode o impedir de participar de concurso público. Isso porque é desproporcional e desrazoável que um candidato seja eliminado do certame simplesmente por ter o seu nome inscrito na dívida ativa ou, ainda, nos cadastros de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Quanto tempo tenho para tomar posse em concurso público?
Enquanto a nomeação pode levar todo o prazo de validade do concurso para ocorrer, a posse deve ocorrer no prazo máximo de 30 dias corridos da data de publicação da lista de nomeação no Diário Oficial.
Quem tem restrição no nome pode trabalhar em banco?
Algumas empresas usam o nome sujo como motivo para rejeitar candidatos a emprego, mesmo que a prática não seja permitida. ... "Em tese, apenas os bancos podem fazer esse tipo de restrição, pois existe um dispositivo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que permite que bancários sejam demitidos se tiverem o nome sujo.
Quem tem passagem pela polícia pode fazer concurso público?
Mito – Mesmo quem teve passagem pela polícia pode assumir uma função pública. O candidato deverá provar que não foi condenado. Mas há restrições – quem tem passagem não pode assumir cargo de forças armadas ou justiça.
Quem responde a processo criminal pode ser excluído de concurso público?
Em 2020, o STF entendeu que é edital não pode barrar candidato que responde a processo criminal. A 3ª turma Recursal dos Juizados Especiais do DF anulou ato de exclusão de candidato a cargo da Polícia Militar que teve como base o fato de o homem ser réu em ação penal.
Quais são os requisitos básicos para investidura em cargo público?
Em atenção a essa regra, a Lei nº 8.112/90 prevê os requisitos básicos para a investidura em cargo público (a nacionalidade brasileira, o gozo dos direitos políticos, a quitação com as obrigações militares e eleitorais, o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo, a idade mínima de dezoito anos, aptidões ...
Por que não pode ser impedido de prestar concurso público?
- De modo geral, um candidato que possui o nome inscrito no SPC ou SERASA não pode ser impedido de prestar um concurso público. Essa afirmação pode ser justificada a partir da Lei Federal nº 8.1, que dispõe sobre os requisitos necessários para participar de concursos públicos.
Por que os concursos públicos podem ser diferentes?
- “Podem ser diferentes para os concursos públicos federais, estaduais, distritais e municipais, já que cada ente da federação pode estabelecê-los por lei própria”, diz Rodrigo Menezes, diretor do site Concurso Virtual.
Qual a previsão de prorrogação de posse ou exercício no concurso?
- Nos casos em que a lei não contiver a previsão de prorrogação de posse ou exercício no cargo público, esta pode estar excepcionalmente autorizada no edital ou no regulamento do concurso, normatizações que, portanto, devem sempre merecer leitura atenta do candidato.
Qual a exigência para ser aprovado em concurso público?
- Ao ser aprovado em um concurso público, o candidato é solicitado a encaminhar certidões negativas criminais, tanto na justiça cível quanto na criminal. A exigência pode variar conforme o órgão pretendido e é mais frequente quando o concursado exerce algum poder ou papel específico na comunidade.















