O que há em comum ou de diferente entre as cordilheiras marinhas ou dorsais oceânicas e as ilhas oceânicas?
Índice
- O que há em comum ou de diferente entre as cordilheiras marinhas ou dorsais oceânicas e as ilhas oceânicas?
- Qual o tipo de relevo submarino que se forma do encontro entre duas placas tectônicas?
- E a porção mais profunda da crosta oceânica nela Encontram-se formas de relevo variadas como as dorsais meso oceânicas e as Fossas marinhas estamos falando de?
- Quais são as principais formas de relevo marinho?
- Como se formou a cordilheira Meso-oceânica e do Vale do Rift?
- Como é o fundo do oceano na região das dorsais meso oceânicas?
- Quais são as três formas de relevo submerso que mais se destaca?
- Qual a diferença entre ilhas continentais e costeiras?
- Quais são as ilhas oceânicas?
- Quais são as dorsais oceânicas?
- Qual a altura da cordilheira?

O que há em comum ou de diferente entre as cordilheiras marinhas ou dorsais oceânicas e as ilhas oceânicas?
O que há em comum ou de diferente entre as cordilheiras marinhas (ou dorsais oceânicas) e as ilhas oceânicas? Em comum, há o fato de que ambas possuem a mesma origem: grandes cadeias montanhosas submersas. Porém as ilhas são as porções da cordilheira que emergem no meio dos oceanos.
Qual o tipo de relevo submarino que se forma do encontro entre duas placas tectônicas?
Uma dorsal oceânica é uma espécie de forma de relevo submarino que se forma a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas.
E a porção mais profunda da crosta oceânica nela Encontram-se formas de relevo variadas como as dorsais meso oceânicas e as Fossas marinhas estamos falando de?
Fossas Submarinas São as zonas mais profundas dos oceanos. Têm forma alongada, estreita e com laterais de alta declividade. Formam-se onde se encontram duas placas tectônicas (zona de subducção). A Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, descoberta em 1960, é a mais profunda que se conhece, com 10.920 metros.
Quais são as principais formas de relevo marinho?
O relevo submarino é classificado de acordo com as diferentes formas apresentadas: Plataforma continental, Talude continental, Bacia oceânica, Dorsais e Fossas abissais.
Como se formou a cordilheira Meso-oceânica e do Vale do Rift?
Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.000 quilômetros de extensão. Ao contrário das cadeias continentais, é isenta de deformações e composta por basaltos, que são o foco da expansão do assoalho oceânico.
Como é o fundo do oceano na região das dorsais meso oceânicas?
As colinas são encontradas principalmente nas encostas dorsais oceânicas e possuem cerca de 100 metros de altura, o fundo do mar também possui inúmeros montes, sendo que a maioria é submersa, porém há aquelas que possuem grande altura e chegam a ultrapassar a superfície da água, quando isto ocorre há a formação das ...
Quais são as três formas de relevo submerso que mais se destaca?
Assim como acontece na superfície do planeta, no fundo dos mares também existem diferentes formas, que são chamadas de relevo submarino. Existem três principais relevos submarinos (ou relevos oceânicos): Plataforma Continental, Talude Continental e zonas Abissais.
Qual a diferença entre ilhas continentais e costeiras?
- É nessa área que encontramos as ilhas chamadas de continentais ou costeiras, essas ilhas normalmente são separadas do continente apenas por canais ou estreitos e caso ocorresse um recuo (abaixamento) no nível das águas oceânicas e essas ilhas tornar-se-iam partes do continente.
Quais são as ilhas oceânicas?
- Estendem-se desde o talude continental até as encostas das cordilheiras oceânicas. Por vezes, essa planície é interrompida por montes submarinos (com alturas entre 200 metros e 1.000 metros) ou mesmo por montanhas submarinas, de origem vulcânica com elevações acima de 1.000 metros, dando origem por vezes a ilhas oceânicas.
Quais são as dorsais oceânicas?
- Como já dissemos, as dorsais oceânicas são formas de relevo geologicamente jovens, de forma que nenhuma das dorsais existentes possui mais do que 200 milhões de anos, o que pode ser considerado muito pouco diante dos 4,6 bilhões de anos que a Terra possui.
Qual a altura da cordilheira?
- Apresentam relevo extremamente irregular, a crista da cordilheira pode atingir até 3.000 metros acima do assoalho oceânico. No Oceano Atlântico a Cordilheira é denominada de Meso-Atlântica, e localiza-se na porção central.