O que há em comum entre a formação da Grécia e de Roma?
Índice
- O que há em comum entre a formação da Grécia e de Roma?
- Quais eram as principais semelhanças e diferenças entre as religiões grega e romana?
- Que semelhanças existem entre as religiões da Grécia e Roma?
- Quais são as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma?
- O que os gregos tinham em comum?
- Quais são as diferenças e semelhanças entre as religiões cristãs e os pensamentos religiosos?
- Quais são as semelhanças e diferenças entre as Olimpíadas antigas e as modernas?
- Quais diferenças e semelhanças existem entre a Grécia Antiga e a Grécia atual?
- Quais as diferenças entre espartanos e Atenas?
- Por que a Grécia e Roma ganharam destaque no mundo ocidental?
- Qual foi a época da ocupação da Grécia?
- Quais são as características da sociedade grega e romana?
- Quando a Grécia foi conquistada pelos romanos?

O que há em comum entre a formação da Grécia e de Roma?
Desde que dominou a Grécia, os romanos passaram a emular a sociedade e a cultura grega, de modo que muito daquilo que caracterizava os gregos passou a caracterizar os romanos: tinham uma religião politeísta e com um panteão que organizava os deuses de acordo com uma hierarquia e desenvolveram a filosofia crítica e o ...
Quais eram as principais semelhanças e diferenças entre as religiões grega e romana?
A religião romana tinha como principal característica o politeísmo, a crença em diversos deuses. Esses deuses tinham formas e caráter de homens e mulheres. ... Os deuses gregos foram as principais divindades assimiladas pelos romanos. A diferença era que os romanos davam nomes latinos a esses deuses.
Que semelhanças existem entre as religiões da Grécia e Roma?
Resposta: Bom ambas religiões eram politeístas, ou seja, acreditam em vários deuses. Os egípcios adoravam animais, os gregos nem tanto, os romanos faziam rituais aos deuses... Os egípcios, tinham rituais de morte, que fazia parte da crença (religião) deles.
Quais são as diferenças e semelhanças entre Atenas e Roma?
Resposta: Diferenças: Em Roma ,homens, e estrangeiros podiam se tornar cidadãos. Em Atenas apenas homens acima de 20 anos com serviço militar completo. ... Em ambas eram considerados cidadãos apenas homens nascidos no local filhos de pais também locais, mulheres, escravizados e estrangeiros não tinham direitos civis.
O que os gregos tinham em comum?
Resposta: Sua religião, suas culturas, crenças e suas classes sociais.
Quais são as diferenças e semelhanças entre as religiões cristãs e os pensamentos religiosos?
São semelhanças entre o pensamento religioso grego e o cristão o fato de se basearem na fé e nos discursos transmitidos de geração em geração, e não na razão e na observação crítica da sociedade, e de dividirem a natureza em dois estratos, um "físico" e o outro "espiritual", sendo o espiritual intrinsecamente superior ...
Quais são as semelhanças e diferenças entre as Olimpíadas antigas e as modernas?
São diferentes na medida que os jogos clássicos, gregos, eram limitados basicamente aos povos que compunham a região da Grécia (enquanto os atuais são globais), além de serem os jogos gregos também com menos modalidades, enquanto os atuais envolvem uma série de competições e esportes que nem existiam naquela época.
Quais diferenças e semelhanças existem entre a Grécia Antiga e a Grécia atual?
O mundo grego antigo estendia-se por uma área muito maior do que o território grego atual. Além disso, há outra diferença básica. Hoje, a Grécia constitui um Estado, cujo nome oficial é "República Helênica". Já a Grécia Antiga nunca foi um Estado unificado com governo único.
Quais as diferenças entre espartanos e Atenas?
A política dessas duas cidades talvez tenha sido a maior diferença entre elas. Atenas estabeleceu uma série de reformas que deram origem ao seu governo, de caráter democrático (mesmo que apenas 20% dos atenienses participassem dessa “democracia”). Em Esparta, o domínio da Aristocracia total prevalecia.
Por que a Grécia e Roma ganharam destaque no mundo ocidental?
- Grécia e Roma ganharam o destaque e tornaram-se a gênese do mundo ocidental em virtude da exploração do trabalho escravo. Por isso, em oposição ao mundo oriental, – e ao modo de produção asiático – o ocidente nasce com o modo de produção escravista: explorando a mão de obra escrava as elites se apropriaram da terra e das decisões políticas.
Qual foi a época da ocupação da Grécia?
- No Período Pré-Homérico (XX – XII a.C.), temos o processo de ocupação da Grécia e a formação dos primeiros grandes centros urbanos da região. Nessa época, vale destacar a ascensão da civilização creto-micênica que se desenvolveu graças ao seu movimentado comércio marítimo.
Quais são as características da sociedade grega e romana?
- É evidente que existem as particularidades e especificidade de cada época, entretanto podemos dizer que nas sociedades grega e romana existem características comuns: são formadas por proprietários de terra que a exploram com mão de obra escrava. A posse da terra, em ambas as sociedades, é o elemento determinante para a caracterização da cidadania.
Quando a Grécia foi conquistada pelos romanos?
- Esse período presenciou a rivalidade entre duas grandes cidades-estado gregas: Atenas e Esparta. Período helenístico (338-136 a.C.): a Grécia foi conquistada pela Macedônia, iniciando-se a fase da difusão da cultura grega pelo Oriente. Seu fim ocorreu quando a Grécia converteu-se em um protetorado dos romanos.