Por que era tão importante para os macedônios conquistar o Império Persa o que havia de especial?
Índice
- Por que era tão importante para os macedônios conquistar o Império Persa o que havia de especial?
- Qual foi a importância de Alexandre o Grande para a cultura grega?
- Quais são as conquistas dos persas?
- Quais foram as cidades mais importantes entre os persas?
- Quais são os povos iranianos?
- Qual a maior civilização do atual Irã?

Por que era tão importante para os macedônios conquistar o Império Persa o que havia de especial?
Resposta: Havia duas principais razões para o interesse dos Macedônios, na época de Alexandre, o Grande, em conquistarem o Império Persa: uma era econômica e estratégica e a outra era cultural.
Qual foi a importância de Alexandre o Grande para a cultura grega?
Alexandre contribuiu para a difusão da cultura grega no Oriente. Suas conquistas aproximaram Ocidente e Oriente, dando origem a uma nova cultura, a helenística, resultado da mistura das culturas ocidental e oriental.
Quais são as conquistas dos persas?
- Os persas caracterizam-se pelo expansionismo. Dentre as suas conquistas, destacamos: a Babilônia, o Egito, os Reinos da Lídia, Fenícia, Síria, Palestina e as Regiões gregas da Ásia Menor. Todos os povos conquistados tinham de pagar o imposto, mas não eram obrigados a deixar de lado os seus costumes ou a sua língua.
Quais foram as cidades mais importantes entre os persas?
- Susa, Persépolis, Pasárgada, Babilônia, Ecbátana foram as cidades mais importantes entre os persas. Duas grandes inovações foram ainda realizadas por Dario 1º: a língua falada até então não era escrita; Dario introduziu a escrita cuneiforme (copiada da Mesopotâmia).
Quais são os povos iranianos?
- Contudo, inúmeros documentos, desde o século 7, se referem ao mesmo povo às vezes como persas, às vezes como iranianos. A civilização persa, na realidade, englobou diversos povos que habitaram o Planalto Iraniano desde o 2º milênio a.C.
Qual a maior civilização do atual Irã?
- A primeira grande civilização conhecida da região se chamava Elamita, e se localizava ao sul do atual Irã, tendo como capitais Anshan e depois Susa.