Como entender a validade dos remédios?
Índice
- Como entender a validade dos remédios?
- Como é estabelecida a data de validade dos alimentos?
- Quantos dia após o vencimento de um produto pode ser consumido?
- Quanto tempo vale um remédio depois de aberto?
- Qual é a validade da dipirona?
- Qual é o prazo de vencimento dos medicamentos?
- Qual a data de validade de um medicamento?
- Será que a data de validade dos medicamentos é uma manobra de marketing?
- Por que os medicamentos vencidos são inofensivos?

Como entender a validade dos remédios?
«Normalmente nada», diz Azanza. «Se alguém toma um remédio depois do vencimento, nada vai acontecer. São raríssimos os remédios que podem produzir efeitos tóxicos em pacientes após a data de validade expirar». Mas tampouco o remédio poderá surtir efeito – é uma questão muito mais de eficácia de que tolerância.
Como é estabelecida a data de validade dos alimentos?
O prazo de validade dos alimentos é uma informação fornecida pelo fabricante ou produtor que indica a data limite de garantia da integridade daquele alimento. Em outras palavras, até aquela data, o fabricante garante que o alimento estará em boas condições de consumo.
Quantos dia após o vencimento de um produto pode ser consumido?
Até quatro dias, molhos e sopas. Alimentos defumados como bacon podem esperar até sete dias. — A grande maioria das pessoas não se atenta a isso, mas existe uma orientação de como guardar alimentos em geladeira. Inclusive, recomendações de quais prateleiras cada classe de alimento deve ficar – afirma.
Quanto tempo vale um remédio depois de aberto?
Medicamentos líquidos perdem até 75% do prazo de validade após abertos, segundo o Conselho Regional de Farmácia (CRF) em Araraquara (SP). No caso dos colírios, oftalmologistas alertam que o tempo pode ser ainda mais abreviado, chegando a 30 dias de uso.
Qual é a validade da dipirona?
O prazo de validade do medicamento é de 17 meses a partir da data de fabricação, que pode ser verificado na embalagem externa do produto. Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Pode ser perigoso à sua saúde.
Qual é o prazo de vencimento dos medicamentos?
- A maior parte do que se sabe sobre o prazo de vencimento dos medicamentos vem de um estudo realizado pela FDA, a pedido das Forças Armadas, que eram obrigadas a descartar e repor um caríssimo estoque de medicamentos todos os anos.
Qual a data de validade de um medicamento?
- Por certo, a data de validade de um medicamento tem um significado, mas provavelmente não é o que você pensa. Nos EUA, desde que uma lei foi aprovada em 1979, os laboratórios farmacêuticos são obrigados a informar uma data de validade de seus produtos, como forma de garantir a eficácia e a segurança do medicamento.
Será que a data de validade dos medicamentos é uma manobra de marketing?
- Será então que a data de validade dos medicamentos é uma manobra de marketing dos fabricantes, para mantê-lo reabastecendo regularmente sua “farmácia domiciliar” e aumentar os lucros? Você pode olhar dessa maneira. Por outro lado, as datas de validade são muito restritas para garantir que você receba tudo aquilo o que pagou.
Por que os medicamentos vencidos são inofensivos?
- Azanza alerta, contudo, que nunca se pode ter certeza absoluta de que medicamentos vencidos sejam inofensivos. A razão é simples: os organismo nacionais e internacionais que regulamentam a produção e comercialização de remédios não realizam estudos sobre os efeitos pós-vencimento, mas em sua eficácia durante sua vida útil.