adplus-dvertising

O que é a moral para Nietzsche?

Índice

O que é a moral para Nietzsche?

O que é a moral para Nietzsche?

A moral é uma forma de lidar com a vida a partir da valoração do mundo, o dilema da moral dos fracos e da moral dos fortes é que a primeira tem valores morais como dados imutáveis, já a segunda os considera como criações instintivas, explosivas.

O que é moral e ética para Sócrates?

Ética Socrática é aquela caracterizada por bom caráter e valores morais. A posição ética de Sócrates argumenta que o homem não é mau, mas é ignorante. Esse ponto de vista é chamado de "intelectualismo moral" e afirma que a virtude pode ser conhecida e, acima de tudo, pode ser ensinada, no princípio do "eu".

O que é um sujeito ético moral para Sócrates?

Assim, o sujeito ético, diria Sócrates, é aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ação, a essência dos valores morais. A sabedoria humana de que Sócrates se diz mestre consiste na busca de justificação filosófica (isto é, de um fundamento) da vida moral.

O que Nietzsche queria dizer sobre a reavaliação da moral?

De acordo com a discussão que Nietzsche realiza sobre a origem dos valores morais, pode-se afirmar que: a) na avaliação reativa, os fracos primeiro avaliam a si mesmos como bons e daí decorre a avaliação do outro, o forte, como mau.

Qual é a ética em Aristóteles?

  • Ética em Aristóteles pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é ...

Quais são as diferenças entre a ética de Platão e a ética de Aristóteles?

  • Podemos perceber convergências e divergências entre a Ética de Platão e a Ética de Aristóteles. Neste texto, procuramos expor as principais diferenças e semelhanças.

Quem é Aristóteles?

  • (ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980). Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes porque é caracterizada como (A) conduta definida pela capacidade racional de escolha. (B) capacidade de escolher de acordo com padrões científicos.

Qual a felicidade para Aristóteles?

  • Em outras palavras a felicidade está no centro da ética aristotélica. A felicidade para Aristóteles consiste na realização humana e no sucesso daquilo que o ...

Postagens relacionadas: