Como ocorre a formação do bolo alimentar?
Índice
- Como ocorre a formação do bolo alimentar?
- Onde é produzido o suco gástrico?
- Onde ocorre o armazenamento do bolo alimentar?
- Como ocorre a formação do quilo a partir das ações enzimáticas?
- Qual a origem da palavra quimo?
- Qual a diferença entre quimo e quilo?
- Quais as substâncias produzidas pelo quimo?
- Por que o quimo e o quilo são produtos da digestão?

Como ocorre a formação do bolo alimentar?
O bolo alimentar é formado na boca e impulsionado pela língua para a faringe. Da faringe, o bolo segue para o esôfago e, por intermédio dos movimentos peristálticos, é levado até o estômago. O processo responsável por levar o bolo alimentar da boca ao estômago é chamado de deglutição.
Onde é produzido o suco gástrico?
A principal função do estômago é transformar o bolo alimentar em quimo (massa pastosa de caráter ácido) e iniciar a digestão das proteínas através da produção de suco gástrico, além de absorver pequenas quantidades de água e as substâncias dissolvidas nela.
Onde ocorre o armazenamento do bolo alimentar?
Estômago: responsável por sintetizar enzimas digestivas, armazenar o bolo alimentar e transformá-lo numa massa de textura pastosa, chamada quimo, que deve ser encaminhada para o intestino. ... Vesícula Biliar: função única de armazenamento da bile, líquido produzido pelo fígado para a digestão de gorduras.
Como ocorre a formação do quilo a partir das ações enzimáticas?
Inicialmente, os alimentos sofrem a ação dos dentes, que fazem a digestão mecânica. Em seguida, várias enzimas são lançadas no sistema digestório durante o percurso do alimento a fim de “quebrá-lo” ainda mais. É durante esse processo que se formam o quimo e o quilo.
Qual a origem da palavra quimo?
- Quimo é uma palavra que deriva do latim chymus, apesar de o seu antecedente etimológico mais afastado resida num vocábulo da língua grega que se pode traduzir como “suco”. Trata-se da pasta resultante da mistura do bolo alimentar com diversas substâncias presentes no estômago.
Qual a diferença entre quimo e quilo?
- É importante diferenciar entre o quimo e o quilo. Este último é a substância que formam os lípidos emulsionados por acção do duodeno, o suco pancreático e a bílis. Como mencionámos anteriormente a digestão do quimo por parte do estômago pode durar mais ou menos consoante a comida que se tenha tomado.
Quais as substâncias produzidas pelo quimo?
- Além disso, o quimo sofre ação de substâncias produzidas por duas glândulas anexas: o suco pancreático e a bile. O suco pancreático, produzido pelo pâncreas, é uma substância de pH alcalino que possui enzimas como a tripsina (digere proteínas), lipase (quebra os lipídios) e amilase (quebra amido).
Por que o quimo e o quilo são produtos da digestão?
- O quimo e o quilo, por exemplo, são produtos da digestão formados, respectivamente, no estômago e no intestino delgado.