O que foram os Festivais de canção no Brasil nas décadas de 1960 e 1970 e quem participava deles?
Índice
- O que foram os Festivais de canção no Brasil nas décadas de 1960 e 1970 e quem participava deles?
- Quais foram os Festivais realizados nos anos 1960?
- Como foi o ressurgimento dos festivais?
- Como a televisão foi importante para a divulgação musical nos anos 60?
- Quem ganhou o festival de Música Brasileira em 1960?
- Qual a história dos festivais de música no Brasil?
- Quando nasceu o Festival de música popular brasileira?
- Quando começou a música brasileira na década de 1960?
- Quais são os festivais que ocorreram entre 1965 e 1969?

O que foram os Festivais de canção no Brasil nas décadas de 1960 e 1970 e quem participava deles?
Os Festivais de Música Brasileira foram uma série de concursos de canções originais e inéditas transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) entre os anos de 19.
Quais foram os Festivais realizados nos anos 1960?
Os Festivais da Canção, que tiveram seu auge no fim dos anos 60, foram eventos musicais que possuíam um apelo similar a uma final de Copa do Mundo dos dias de hoje, tamanha a mobilização da população que, literalmente, vestia a camisa de seu cantor e/ou música preferida, comportando-se como um verdadeiro torcedor.
Como foi o ressurgimento dos festivais?
Com o enrijecimento da censura durante a ditadura militar, os festivais acabaram perdendo sua viabilidade mediante a repressão instaurada. Um dos mais célebres casos dessa mudança aconteceu durante o festival de 1968, quando o cantor Geraldo Vandré conquistou todo o público com a música “Caminhando”.
Como a televisão foi importante para a divulgação musical nos anos 60?
O que o rádio representou para os cantores nas décadas de 40 e 50, a televisão passou a fazê-lo para a geração de cantores dos anos 60, especialmente através dos festivais da canção e dos programas musicais que buscavam abarcar as diferentes tendências então existentes.
Quem ganhou o festival de Música Brasileira em 1960?
A final foi no dia 03 de dezembro, na qual competiram 21 canções, saindo vencedora “Canção do Pescador”, composição de Newton Mendonça (que fez parceria com Tom Jobim em “Desafinado” e “Samba de Uma Nota Só”) com interpretação de Roberto do Amaral.
Qual a história dos festivais de música no Brasil?
- História dos Festivais de Música no Brasil. Na década de 1960 História dos Festivais de Música no Brasil. Foi na década de 1960, que o Brasil passou por certo desenvolvimento em sua economia, logo, se consolidou por novos símbolos de modernidade.
Quando nasceu o Festival de música popular brasileira?
- Festival de Música Popular Brasileira 1965. Após o sucesso dos primeiros programas de TV voltados para a música, em especial Brasil 60, exibido na TV Excelsior e produzido por Manoel Carlos, Solano Ribeiro achou que era o momento de criar um festival brasileiro de música semelhante ao Festival de Sanremo.
Quando começou a música brasileira na década de 1960?
- Ao mesmo tempo, a música brasileira entrava em contato com novas influências musicais que abriam portas para a consolidação de uma cultura jovem. No início da década de 1960, a TV Tupi de São Paulo produziu um programa chamado “Hora da Bossa”.
Quais são os festivais que ocorreram entre 1965 e 1969?
- Nosso recorte são os festivais que ocorreram entre 19, para mostrar, sobretudo a evolução dessa música que futuramente seria reconhecida como canção de protesto. Nossa análise partirá da escolha de uma música por ano de festival, contemplando os festivais as três emissoras já citadas.