adplus-dvertising

O que é o Condado Portucalense?

Índice

O que é o Condado Portucalense?

O que é o Condado Portucalense?

O Condado Portucalense (8) foi um condado que surge ao longo do processo de reconquista da península ibérica pelos cristãos e que é dissolvido com a assinatura do Tratado de Zamora.

Quando Portugal virou Estado nacional?

O rei dom Afonso VII o reconhece como soberano através do Tratado de Zamora, em 1143 e o Papa Alexandre III o fará em 1179. D. Afonso Henriques inaugura a Dinastia de Borgonha e seus sucessores encarregam-se de consolidar as fronteiras do novo país.

Quais as características da monarquia portuguesa durante sua unificação?

As terras conquistadas eram diretamente controladas pela autoridade do rei, que não concedia a posse hereditária dos feudos cedidos aos membros da nobreza. Paralelamente, a classe burguesa se consolidou pela importante posição geográfica na circulação de mercadorias entre o Mar Mediterrâneo e o Mar do Norte.

Como ocorreu o processo de centralização do Estado português?

O processo de centralização política de Portugal se deu pela Aliança do rei com a burguesia mercantil, a burguesia mercantil sustentava o exército em troca de liberdade de comércio.

Qual rei proclamou a independência do Condado Portucalense?

Afonso Henriques Como recompensa, ele recebeu do rei de Leão e Castela, Afonso VI, a mão de sua filha e as terras do condado portucalense. O filho de Henrique de Borgonha, Afonso Henriques, proclamou-se então rei de Portugal em 1139, rompendo os laços com Leão e Castela.

Porque Portugal foi o primeiro a formar um Estado nacional?

Portugal foi o primeiro país a buscar fora da Europa solução para os problemas que estava passando. A descoberta de um novo caminho marítimo para as Índias fez-se urgente, pois eliminaria a intermediação muçulmana no Mediterrâneo e o monopólio das cidades italianas, Gênova e Veneza, e do comércio oriental.

Como a burguesia contribuiu para a formação do Estado nacional português?

Na batalha de Aljubarrota, os burgueses venceram os castelhanos e, assim, conduziram Dom João, mestre de Avis, ao trono português. ... Com isso, o estado nacional português se fortaleceu com o franco desenvolvimento das atividades mercantis e a cobrança sistemática de impostos.

Quais são as características principais do processo de formação da monarquia portuguesa?

A formação da Monarquia Portuguesa iniciou-se nas lutas pela expulsão dos árabes que, desde o século VIII, ocupavam a península Ibérica. ... O filho de Henrique de Borgonha, Afonso Henriques, proclamou-se então rei de Portugal em 1139, rompendo os laços com Leão e Castela. Tinha início, assim, a dinastia de Borgonha.

Quais foram as dinastias que formaram a monarquia portuguesa?

Em Portugal teve início no século XII, com a Dinastia de Borgonha (ou Afonsina), sendo mais tarde consolidada pela Dinastia de Avis. Por sua parte, na Espanha, França e Inglaterra, a formação dos Estados Nacionais teve início no século XV.

Qual a origem do nome do condado?

  • A povoação que deu origem ao nome do condado, localizava-se junto à foz do rio Douro e tinha o nome de Portus Cale. O rei visigodo Leovigildo e seus sucessores cunharam moeda com a legenda Portucale.

Qual a designação do condado?

  • A designação condado difere pois da abrangência geográfica de terrae ou província portucalense, que não incluía Coimbra ou Santarém, que passam a fazer parte do Condado aquando da sua outorga a D. Henrique.

Quem é o Condado de Galiza?

  • Alguns autores, como Alexandre Herculano, subordinam o Condado a D. Raimundo e ao seu domínio da Galiza; outros, unicamente ao monarca, D. Afonso VI.

Qual era o Condado de Coimbra?

  • Este último condado era maior em extensão e abarcava também os territórios do antigo condado de Coimbra, suprimido em 1091, partes de Trás-os-Montes e ainda do sul da Galiza, a diocese de Tui.

Postagens relacionadas: