O que a epiderme faz?

O que a epiderme faz?
A epiderme também reveste o corpo das plantas, ou seja, é um tecido de revestimento de folhas, raízes e caules. Ela é constituída por uma camada de células vivas intimamente ligadas e clorofiladas. Ainda pode apresentar alguns tipos de anexos, como: estômatos, hidatódios, tricomas, pelos absorventes e acúleos.
Quais são as camadas da epiderme e suas principais funções?
A epiderme é formada por cinco camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. A camada mais externa é o extrato córneo, que é constituído por células mortas ricas em queratina. Suas células são muito achatadas, lembrando escamas.
Porque a hipoderme não faz parte da pele?
Hipoderme: para que serve? A hipoderme não é mais considerada uma camada da pele, isso porque ela fica embaixo da pele, dando sustentação e suporte para toda a derme e a epiderme. A hipoderme tem como principal função armazenar energia, regular a temperatura e absorver o impacto.
Como funciona a epiderme?
- Estando em contato com o meio externo, a epiderme previne infecções por patógenos, e por ser um tecido queratinizado, auxilia na regulação da temperatura, de perda de água do corpo, além de promover proteção aos raios UV e proteger de traumas.
Qual a estrutura encontrada na epiderme?
- Uma das estruturas encontradas na epiderme são os estômatos, que estão relacionados com as trocas gasosas da planta.
Qual a diferença entre epiderme e derme?
- Epiderme (camada mais externa) e derme (camada abaixo). A epiderme (do grego epi + derme; em cima da pele) é a camada mais superficial da pele, ou seja, a que está diretamente em contato com o exterior, estando acima da derme e da hipoderme. É um tecido epitelial multiestratificado, isto é, formado por várias camadas de células justapostas.
Qual a espessura da epiderme?
- Nas regiões mais espessas (pele espessa), a epiderme atinge espessura de até 1,5 mm e apresenta cinco camadas, da derme para fora: Formada por células prismáticas ou cubóides, basófilas, encontradas sobre a membrana basal que separa a epiderme da derme (porção epitelial intermediária).