O que foram as reformas perestroika e Glasnost estabelecidas por Mikhail Gorbatchev?

O que foram as reformas perestroika e Glasnost estabelecidas por Mikhail Gorbatchev?
Ouça em voz altaPausarFrente a estes problemas, Mikhail Gorbachev aplicou dois planos de reforma na URSS: a perestroika e a glasnost. ... Glasnost: a "liberdade de expressão" à imprensa soviética e a transparência do governo para a população, retirando a forte censura que o governo comunista impunha.
Como a Perestroika foi reconstruída?
- Conforme aponta Octavio Ianni em seu livro A Sociedade Global (1995), a Perestroika, palavra que pode ser traduzida por reconstrução, “pôs em prática mudanças profundas na estrutura do sistema econômico soviético, com a substituição dos mecanismos de economia centralmente planificada pelos mecanismos de economia de mercado”. (IANNI, p. 12).
Qual foi a transparência e a perestroika?
- A Glasnost (transparência, em russo) e a Perestroika (reestruturação, em russo) foram medidas políticas e econômicas adotadas na ex-União Soviética, em meados da década de 1980, durante o governo de Mikhail Gorbachev. Tinham como principais objetivos modernizar e abrir a economia soviética, além de garantir maior abertura política.
Será que a perestroika está pronta para ser mudada?
- Esta encontra-se pronta para ser mudada e há muito tempo que anseia por mudanças. Qualquer demora para implantar a perestroika poderia levar, num futuro próximo, a uma situação interna exacerbada que, em termos claros, constituiria um terreno fértil para uma grave crise social, econômica e política [...]”. (ibidem, p. 12).
Por que a perestroika fracassou na economia russa?
- A Perestroika fracassou em abrir a economia russa por vários fatores. O primeiro foi a resistência dos políticos liberais e dos comunistas em aceitar estas medidas. Segundo, a indústria russa estava muito defasada em relação à Ocidental e, de repente, se viu sem subsídios.