adplus-dvertising

Quais os componentes que formam a placenta?

Índice

Quais os componentes que formam a placenta?

Quais os componentes que formam a placenta?

A placenta é constituída por tecido materno e embrionário. Tem como função fornecer nutrientes e imunidade, realizar trocas gasosas e remover excretas do embrião. A placenta é um órgão em formato de disco que é formado pela união do endométrio e membranas extraembrionárias.

Qual semana a placenta se forma?

Entre as semanas 6 e 8 da gravidez: A placenta começa a se formar; O cérebro e a medula espinhal começam a se formar; Os tecidos que formarão o coração começam a bater.

O que faz a placenta?

A placenta é um órgão formado durante a gestação, que tem como papel principal promover a comunicação entre a mãe e o feto e, assim, garantir as condições ideais para o desenvolvimento do feto.

Como é a placenta dentro da barriga?

É formada por células tanto do útero quanto do bebê. O crescimento da placenta é rápido e por volta das 16 semanas de gestação, tem o mesmo tamanho que o feto. No final da gravidez, o bebê já está cerca de 6 vezes mais pesado que a placenta. A placenta é eliminada no momento do parto, seja cesárea ou natural.

Qual a origem da palavra placenta?

  • A palavra ‘placenta’ vem do latim e significa ‘pastel folhado’. O certo é que é um órgão de aparência viscosa, com uma forma mais ou menos circular que existe somente e exclusivamente nas gestantes. Ou seja, que cresce durante a gestação e é expulsa no parto após o nascimento do bebê.

Como é formada uma nova placenta?

  • A cada nova gestação uma nova placenta é formada no útero daquela mulher. O nome é de origem grega “ plakuos ” e significa bolo achatado. Ao final da gestação ela tem em média 20 cm de diâmetro, 3 cm de espessura e pesa 500 g, é de coloração vermelha bem escura e facilmente se vêem os vasos sanguíneos que a formam.

Como funciona a placenta?

  • Vasos que ainda estão intactos são desobstruídos e se tornam de grande calibre, e também ocorre remodelagem dos tecidos. A placenta passa a nutrir o embrião/feto em todo o seu desenvolvimento. Destarte, a placenta será constituída pelo córion, a porção fetal; e pela decídua basal, a porção materna.

Por que a placenta está ligada ao útero?

  • Por volta do final do primeiro trimestre da gestação, a placenta está completamente formada e ligada à parede uterina. Nos próximos 6 meses, assume por completo a função de fornecer ao bebé tudo aquilo de que ele necessita para se desenvolver e preparar para a vida fora da proteção do útero.

Postagens relacionadas: