O que foram as epopeias e qual seu significado?

O que foram as epopeias e qual seu significado?
AS epopeias são poemas épicos ou líricos que tem por objetivo narrar algum fato histórico ou evento marcante na construção da identidade de um povo. ... Os temas poderiam ser mitológicos ou seculares, atingindo diversos objetivos - morais, legitimadores e etc. Seu significado, portanto, é de memória e identidade.
O que foram as epopeias e qual era sua função na Grécia antiga?
A epopeia, no entanto, é um gênero muito mais antigo do que a composição de Camões. ... Trata-se do que os gregos chamaram um gênero de poesia elevada, isto é, um formato específico para a produção de textos destinados a narrar grandes feitos, importantes histórias de uma civilização.
Qual a principal função das epopeias na antiguidade?
As epopeias homéricas são as histórias do poeta grego Homero, que são elas a Ilíada e Odisseia, que são obras de cunho fantástico onde heróis são responsáveis por resolver as desavenças entre deuses e homens, aproximando-os.
Como é feita a epopeia?
- A epopeia não é dividida em capítulos, mas em cantos. No início da obra, há uma proposição ou prólogo, em que a temática e o nome do herói são revelados pelo narrador. É também feita a invocação, quando o narrador pede inspiração a alguma divindade; normalmente, à Musa.
Quais são as epopeias portuguesas?
- Elas se baseiam na Guerra de Tróia e narram as aventuras de Heitor e de Ulisses, respectivamente. Os Lusíadas, poema épico de Camões escrito no Renascimento, é a mais importante epopeia portuguesa. Conta, em 8816 versos decassílabos, a viagem de Vasco da Gama às Índias no período das Grandes Navegações.
Como é classificada uma epopeia?
- Para ser classificada como epopeia, a obra deve conter as seguintes estruturas: Proposição: parte introdutória, em que o poeta apresenta o tema que será cantado;
Quais são as epopeias primárias?
- A Ilíada e a Odisseia, atribuídas a Homero, são consideradas, pelos estudiosos, as epopeias mais importantes, que datam aproximadamente do século VIII a. C. Por isso, são chamadas de epopeias primárias.