adplus-dvertising

O que foram as guerras de Peloponeso e quais as suas consequências para as cidades gregas?

Índice

O que foram as guerras de Peloponeso e quais as suas consequências para as cidades gregas?

O que foram as guerras de Peloponeso e quais as suas consequências para as cidades gregas?

A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. ... O fim da guerra derrubou o poder de Atenas na península e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.

Qual a origem da guerra grega?

  • A guerra teve origem na aliança realizada pelas cidades-Estado gregas com o objetivo de enfrentar os persas durante as Guerras Médicas, no século V a.C. Após a expulsão dos persas, Atenas se impôs com seu poderio militar às demais pólis.

Qual o maior conflito armado da história da Grécia Antiga?

  • Guerra do Peloponeso, é considerada por muitos o maior conflito armado da história da Grécia Antiga. Entenda o que foi e quais as consequências da disputa entre Atenas e Esparta. A Guerra do Peloponeso foi um dos maiores conflitos armados da história da Grécia Antiga.

Quando começou a guerra entre Atenas e Corinto?

  • Frente ao domínio ateniense, diversas cidades-Estado que se mantinham aristocráticas aliaram-se a Esparta, na Confederação do Peloponeso. A tensa situação entre os dois grupos transformou-se em guerra em 431 a.C., quando em decorrência de uma disputa comercial, Atenas e Corinto entraram em conflito frontal.

Como era a guerra entre Esparta e Atenas?

  • Os espartanos viam com ameaça a riqueza e o aumento da influência política de Atenas na região da península do Peloponeso. Assim sendo, a guerra era inevitável. Esparta contava com Corinto, Tebas e Mégara como cidades-estado aliadas; enquanto Atenas tinha como aliadas as cidades Platéia e Ática.

Postagens relacionadas: