Porque houve uma divisão dos cristãos?
Índice
- Porque houve uma divisão dos cristãos?
- O que foi o Cisma do Oriente Qual a consequência do mesmo?
- Como as heresias aumentaram a distância entre as igrejas do Oriente e Ocidente?
- Quais as principais heresias do século XII?
- Quais são as heresias dentro do catolicismo?
- Qual a origem do Cisma do Oriente?

Porque houve uma divisão dos cristãos?
Motivos do Cisma As tensões entre as duas igrejas datam no mínimo da divisão do Império Romano em oriental e ocidental, e a transferência da capital da cidade de Roma para Constantinopla, no século IV.
O que foi o Cisma do Oriente Qual a consequência do mesmo?
A Cisma do Oriente representou parte dos conflitos gerados pela Igreja Católica do Ocidente e do Oriente, em meados do século XI, o que resultou na criação de duas vertentes da religião, as quais permanecem até os dias atuais: a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Ortodoxa.
Como as heresias aumentaram a distância entre as igrejas do Oriente e Ocidente?
- As heresias só aumentavam a distância que havia entre as autoridades cristãs das Igrejas do Oriente e Ocidente. Somado a isso estavam as desigualdades políticas, sociais e culturais. O Império Bizantino, por exemplo, já assimilava algumas características de outras religiões, como a dos povos asiáticos.
Quais as principais heresias do século XII?
- Entre as várias heresias que se desenvolveram a partir do século XII, duas das mais importantes foram: Os cátaros ou albigenses: surgiram na França e possuíam uma visão dualista do mundo, ou seja, o mundo material era mau e o mundo espiritual era bom.
Quais são as heresias dentro do catolicismo?
- Foram considerados heresias todos os movimentos religiosos dentro do Cristianismo que foram condenados pela Igreja Católica por não concordarem com a ortodoxia estabelecida no catolicismo.
Qual a origem do Cisma do Oriente?
- Esta ruptura ou dissensão ficou chamada como o Cisma do Oriente, ou o Grande Cisma, que originou a Igreja Ortodoxa ou Igreja Católica do Oriente, separando-se da igreja Católica do Ocidente, a romana.