adplus-dvertising

O que foi o Plano Collor 1 e 2?

Índice

O que foi o Plano Collor 1 e 2?

O que foi o Plano Collor 1 e 2?

O Plano Collor reduziu a inflação apenas no primeiro mês, mas depois ela voltou a ficar descontrolada. Então foi lançado o Plano Collor II, que aumentou o número de congelamentos, aumentou as tarifas públicas para energia, correios e transporte ferroviário e criou a taxa referencial (TR), para substituir o overnight.

O que é o Plano Collor?

O Plano Collor foi o conjunto de reformas econômicas e planos para estabilização da inflação criados durante a presidência de Fernando Collor de Mello (1990-1992), quando foi substituído pelo Plano Real.

Como foi construído o Plano Cruzado?

  • O plano cruzado foi formulado dentro de um contexto político extremamente competitivo e cheio de interesses onde a própria equipe econômica, do momento, disputava entre si e buscava prevalecer à predominância de questões importantes para as partes.

Como o Plano Cruzado conseguiu reduzir a inflação?

  • De início, o Plano Cruzado conseguiu reduzir a inflação como prometido, sendo que durante aquele ano ficou majoritariamente pouco acima do 1% pelos dados do IPC. Houve aumento significativo do salário real, levando ao aumento de consumo enquanto o congelamento implicava em menos produtos nos mercados.

Por que o Plano Cruzado foi implantado?

  • O processo de implantação do plano Cruzado foi meramente associado a uma estratégia de congelamento de preços, que poderia derrubar rapidamente a inflação e assim aconteceu.

Quais foram as principais medidas tomadas pelo cruzado?

  • As principais medidas tomadas pelo plano Cruzado foram: - A moeda corrente brasileira que era o Cruzeiro foi transformada em Cruzado, seguido de sua valorização (O cruzado valia 1000 vezes mais); - Congelamento dos preços em todo o varejo, os quais eram fiscalizados por cidadãos comuns (fiscais do Sarney);

Postagens relacionadas: