adplus-dvertising

Qual o objetivo de Maquiavel?

Índice

Qual o objetivo de Maquiavel?

Qual o objetivo de Maquiavel?

  • O objetivo seria a estabilidade e não a paz, que é percebida como um objetivo utópico. Maquiavel (século XV) escreve O Príncipe, 25 ensaios em forma de carta, onde conclui-se que os “fins justificam os meios” e, por isso, é preciso utilizar a força quando necessário.

O que é virtu e fortuna?

A Virtù, como visto, é uma figura utilizada para representar a liberdade, o livre-arbítrio do governante em relação à imprevisibilidade e determinabilidade da história. ... Já a Fortuna representa uma deusa grega, uma mulher que, segundo Maquiavel, escolhe entre os mais viris, como maior Virtù, aquele que vai conquistá-la.

Como entender o pensamento de Maquiavel?

  • Para entender o pensamento de Maquiavel é preciso compreender um pouco da sua vida e do contexto histórico onde ele viveu. É preciso considerar o envolvimento de Maquiavel com a vida pública e política, ocupando vários cargos, desde os 25 anos até sua morte, como Chanceler, Historiador Oficial da República e Secretário.

Qual a perspectiva do Realismo político?

  • Em outros termos, Maquiavel assume a perspectiva do realismo político, a ótica do pragmatismo em prol da flexibilidade do líder para adaptar-se às circunstâncias sempre cambiantes do jogo político. Preconiza a objetividade na avaliação dos cursos de ação, a independência contra dogmas e preconceitos.

Por que Maquiavel estudou a história?

  • O estudo da história, sobretudo a Antiguidade e a Roma Antiga conduziram Maquiavel à constatação de que os homens sempre agiram pela força e pela violência. Por isso o filósofo italiano pretende desenvolver uma teoria voltada para a ação levando em consideração essa natureza humana.

Postagens relacionadas: