O que mudou com a reforma Protestante?

O que mudou com a reforma Protestante?
Para os luteranos, a Reforma Protestante levou a mudanças importantes em diversos aspectos da sociedade: além da religião, foco principal da revolta do então jovem monge, transformações na educação, na ética, na política e no trabalho também foram inspiradas pelos ideais protestantes.
Quais são as principais características da Reforma Protestante e da Reforma Católica?
Entre suas principais características podemos destacar: Salvação pela fé: ao contrário do que ocorria com a venda de indulgências, o luteranismo acreditava que a salvação era fruto da fé das pessoas; Livre interpretação da Bíblia: antes da Reforma Protestante, a Bíblia era conhecida apenas em latim.
Por que Lutero criou uma nova religião?
- Lutero criou uma nova religião, que passou a se chamar luterana, a primeira religião protestante. Outras religiões protestantes surgem na Europa nos anos seguintes sob diferentes lideranças, dentre elas o anglicanismo, o calvinismo e as igrejas batista e metodista.
Quando começou a pregação de Lutero?
- Antes de Lutero, já havia casos de cristãos que contestaram princípios e práticas da Igreja Católica. No século XII, a partir das pregações de Pedro Valdo, surgiram na França os valdenses, que se espalharam pelo norte da Itália, sobrevivendo às perseguições da Igreja Católica.
Como foi a reforma de Martinho Lutero?
- Martinho Lutero promoveu através de sua reforma uma grande crise na Igreja Católica que teve seu poder diminuído com o surgimento de outras religiões. O Protestantismo, portanto, caracterizou os fiéis que não seguiam as doutrinas católicas e que deram continuidade à principal reforma religiosa realizada na Europa.
Quais são os princípios de Lutero?
- Em cada região, o Luteranismo assumiu características diferentes, pois muitos religiosos passaram a estudar os escritos de Lutero e propor a renovação da Igreja. Por outro lado, na França e na Holanda, os princípios de Lutero foram ampliados por João Calvino (1509-1564).