O que foi a sociedade Gentilica?

O que foi a sociedade Gentilica?
Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas. ... O trabalho nos genos era exercido coletivamente.
Quais as causas do fim do sistema gentílico na Grécia Antiga?
O sistema gentílico Os gregos, que já se reuniam em torno de genos desde o período pré-homérico, passaram a ampliá-los. ... Com o passar dos tempos, os genos começaram a se desintegrar. Isso ocorreu pelo fato de haver um crescimento da população, que não foi acompanhado pelo aumento da produção e ampliação de terras.
Qual a configuração da Grécia Antiga?
- Com as invasões promovidas pelos dórios, o período Pré-Homérico inaugurou uma nova configuração da Grécia Antiga.
Qual a origem da Grécia Antiga?
- Nas origens da Grécia Antiga conviveram duas civilizações: a micênica, situada na península Balcânica, e a minoica ou cretense, situada em uma ilha ao sul daquela península. Creta, cuja capital era Cnossos, praticava um intenso comércio marítimo que fazia dela uma importante talassocracia.
Qual a organização social da Grécia Antiga?
- Durante o período Homérico, o genos foi uma organização social da grécia antiga. Dentro desta unidade, os gregos viviam sob o poder do pater (patriarca), que tinha como sucessor o seu primogênito. Todos os bens de produção e o trabalho eram coletivos, ou seja, toda a produção era divida entre os integrantes da comunidade.
Quais as consequências da desintegração do sistema gentílico?
- Entre as consequências da desintegração do sistema gentílico estão as desigualdades sociais e econômicas. Os parentes mais próximos do pater foram beneficiados, sendo conhecidos como eupátridas (bem-nascidos). A luta pela sobrevivência, que dependia basicamente da terra, desencadeou uma série de guerras entre genos.