O que foi o renascimento comercial e urbano resumo?
Índice
- O que foi o renascimento comercial e urbano resumo?
- Qual a base do renascimento comercial?
- O que foi o renascimento comercial e urbano entre os séculos XI e XIII?
- O que era o trabalho manufatureiro dentro dos Burgos?
- O que foi o Renascimento comercial e cultural?
- Como explicar o Renascimento social?
- Qual a relação entre o Renascimento Cultural e o renascimento urbano?
- Como influenciou o renascimento comercial?
- Qual a origem do renascimento urbano?
- Qual a origem do renascimento urbano na Alemanha?

O que foi o renascimento comercial e urbano resumo?
O renascimento comercial e urbano aconteceu na Baixa Idade Média e foi parte das intensas transformações que a Europa sofreu nesse período. ... Essas transformações da Baixa Idade Média retomaram o fôlego da cidade e do comércio, ambos adormecidos desde a desagregação do Império Romano, consolidada em 476.
Qual a base do renascimento comercial?
O renascimento comercial, como mencionado, também está relacionado com o aumento da produção agrícola e o crescimento urbano. Esse aumento na produção garantiu um excedente que poderia ser comercializado.
O que foi o renascimento comercial e urbano entre os séculos XI e XIII?
Situado entre os séculos XI e XIII, o renascimento comercial e urbano refere-se a um processo que atingiu a sociedade europeia em vários níveis. Ele coincide com e época conhecida como Baixa Idade Média, momento onde os modelos sociais adotados até então deixaram de funcionar e foram substituídos por outros.
O que era o trabalho manufatureiro dentro dos Burgos?
O trabalho manufatureiro consistia na transformação das matérias-primas em bens. Por exemplo, um ferreiro que habitava um burgo medieval encarregava-se de transformar o ferro em bens de uso militar, como espadas e lanças. O impulsionamento da manufatura levou ao aparecimento das corporações de ofício.
O que foi o Renascimento comercial e cultural?
Renascimento comercial é o nome que se dá ao processo de crescimento comercial pelo qual a Europa passou a partir do século XI. Esse renascimento aconteceu a partir do desenvolvimento de um excedente comercial e resultou no surgimento de rotas comerciais por toda a Europa.
Como explicar o Renascimento social?
O Renascimento foi um movimento cultural, econômico e político, surgido na Itália no século XIV e se estendeu até o século XVII por toda a Europa. Inspirado nos valores da Antiguidade Clássica e gerado pelas modificações econômicas, o Renascimento reformulou a vida medieval, e deu início à Idade Moderna.
Qual a relação entre o Renascimento Cultural e o renascimento urbano?
A relação entre o renascimento comercial e o cultural é que ao fim da idade média o comércio voltou a florescer na Europa, criando uma nova classe de cidadãos, os burgueses, o que trouxe riqueza para o continente, gerando também influências culturais que se inspiravam na antiguidade clássica, o chamado renascimento ...
Como influenciou o renascimento comercial?
- Além disso, o crescimento urbano influenciou e foi influenciado pelo renascimento comercial, que implicou a ampliação da circulação de mercadorias e a retomada na utilização da moeda, por exemplo. Acesse também: Como os vikings enxergavam a guerra?
Qual a origem do renascimento urbano?
- Observe que o Renascimento Urbano está intimamente associado ao Renascimento Comercial, na medida em que o crescimento dos burgos só começou a surgir quando o comércio se expandiu, a partir das feiras-livres (encontros para realização de comércio). Saiba mais sobre a História e Origem das Feiras.
Qual a origem do renascimento urbano na Alemanha?
- A cidade de Lübeck, na Alemanha, é um exemplo de cidade que surgiu no processo de renascimento urbano na Europa medieval. O renascimento urbano foi resultado direto do aumento populacional decorrente do aumento da produção de alimentos, e também da melhoria no clima nos séculos X e XI.