Quando o pai tem direito a guarda compartilhada?
Índice
- Quando o pai tem direito a guarda compartilhada?
- Quando a guarda é compartilhada tem que pagar pensão?
- Como é feita a guarda compartilhada?
- Como funciona a pensão em caso de guarda compartilhada?
- Como fica as despesas na guarda compartilhada?
- O que é a guarda compartilhada dos filhos?
- Como fica a visitação na guarda compartilhada?
- Qual é a guarda compartilhada?
- Por que a guarda compartilhada pode provocar alienação?
- Quais são as guardas alternadas?

Quando o pai tem direito a guarda compartilhada?
A lei da guarda compartilhada determina aos juízes que estabeleçam o compartilhamento obrigatório da custódia dos filhos se não houver acordo entre o casal. Dessa forma, os pais têm direito a visitar ou passar um tempo com os filhos mesmo sem um acordo judicial.
Quando a guarda é compartilhada tem que pagar pensão?
Na guarda compartilhada tem que pagar pensão?! Primeiro é preciso lembrar que, independente do regime de guarda estabelecido, a necessidade de prestar alimentos ainda existirá. Logo, na guarda compartilhada tem que pagar pensão sim.
Como é feita a guarda compartilhada?
Na guarda compartilhada, a criança continua tendo uma espécie de lar fixo, onde reside, e o outro pai ou mãe tem a possibilidade de ter um dia no meio da semana, por exemplo, para ficar com o filho e também aos finais de semana, em uma situação hipotética.
Como funciona a pensão em caso de guarda compartilhada?
A pensão alimentícia na guarda compartilhada funciona da seguinte forma: O genitor que detém a guarda da criança (local onde a criança reside) não possui, em regra, a obrigação de pagar pensão alimentícia, pois, entende-se que uma vez a criança morando em sua residência terá acesso aos alimentos básicos.
Como fica as despesas na guarda compartilhada?
A guarda compartilhada não anula o pagamento da pensão alimentícia. O genitor que morar com o filho deve receber o valor estabelecido pelo juiz para pagar as despesas. É ele quem ficará responsável por administrar estas contas.
O que é a guarda compartilhada dos filhos?
Quando o assunto é guarda de filhos, encontramos duas formas na lei: a guarda unilateral e a guarda compartilhada. ... Na guarda compartilhada essa responsabilização, o exercício do poder familiar, é realizado por ambos os genitores de forma equivalente, ainda que em duas casa diferentes.
Como fica a visitação na guarda compartilhada?
O pai ou a mãe, que não estejam com a guarda dos filhos, poderá visitá-los e tê-los em sua companhia, segundo o que acordar com o outro cônjuge ou companheiro, ou for fixado pelo juiz, bem como fiscalizar sua manutenção e educação. ... A visitação, portanto, não é somente um direito assegurado ao pai ou à mãe.
Qual é a guarda compartilhada?
- A guarda por aninhamento ou nidação é aquela em que os pais se retiram de casa e retornam em períodos pré-fixados para que a criança não tenha alteração na sua rotina, sempre supervisionados. De todos, a guarda compartilhada é a que melhor atende os interesse da criança e, por isso, passou a ser a regra geral.
Por que a guarda compartilhada pode provocar alienação?
- A guarda compartilhada poderia ajudar que isto não aconteça, já que os dois pais possuirão a responsabilidade sobre a criança. No entanto, não evita totalmente. "A guarda, seja ela compartilhada ou não, pode promover alienação. Até porque esse tema pode ser vivenciado em vários ambientes", explica o psicólogo André.
Quais são as guardas alternadas?
- Além dessas, é importante trazer outros tipos de guarda que existem e podem ser também aplicadas, pela inexistência de proibição legal. Na guarda alternada, há o exercício da guarda unilateral de forma alternada para ambos os genitores enquanto tiver a criança ou adolescente sob seus cuidados.