adplus-dvertising

O que propunha o método BH?

Índice

O que propunha o método BH?

O que propunha o método BH?

A obra nos mostra o modo como se configurava o “Método B.H” que foi entendido como caminho e meio para sair das dificuldades do momento, tendo como objeto de pesquisa a classe oprimida e, como objetivo principal, a transformação da sociedade e do homem por meio da conscientização, capacitação e organização.

O que foi o método BH Serviço Social?

Foi o grupo de assistentes sociais de Belo Horizonte que, através de suas experiências começou a constituir os contornos da intenção de ruptura e a moldar um novo objetivo para o Serviço Social: a ruptura com o conservadorismo e a construção de um novo projeto de profissão aliado aos interesses da classe trabalhadora.

Em que contexto histórico ocorreu o método BH?

O projeto da Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais emergiu na primeira metade dos anos 1970, sob a ditadura empresarial militar no país, 2.

O que significou a intenção de ruptura?

A terceira perspectiva é a intenção de ruptura, esta almejava romper totalmente com o Serviço Social tradicional, propunha uma quebra quer com seus procedimentos metodológicos, ideológicos e teóricos, com o seu conservadorismo, a tradição positivista.

O que foi a perspectiva modernizadora?

A Perspectiva Modernizadora trás a proposta de adequar o Serviço Social, enquanto instrumento de intervenção inserido no arsenal de técnicas sociais a ser operacionalizado no marco de estratégias de desenvolvimento do capitalismo monopolista, as exigências postas pelos processos sociopolíticos emergentes no pós-64.

O que foi o congresso da virada para o Serviço Social?

Passados 41 anos do III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais que ocorreu de 23 a 28 de setembro de 1979, conhecido como Congresso da Virada, se demarca uma ruptura com o conservadorismo profissional ao assumirmos enquanto categoria a defesa dos interesses históricos da classe trabalhadora.

O que foi a perspectiva de reatualização do conservadorismo?

A reatualização do conservadorismo recusa o positivismo e os incipientes debates sobre a teoria marxiana no interior da profissão, e resgata o traço microscópico da profissão, pois "trata-se de uma 'cientificidade' evanescente, onde, em nome da 'compreensão', dissolvem-se quaisquer possibilidades de uma análise ...

Postagens relacionadas: