O que foi higienismo ou sanitarismo?
Índice
- O que foi higienismo ou sanitarismo?
- Qual era o foco do movimento higienista?
- Como surgiu a Educação Física higienista?
- Qual a principal preocupação da Educação Física higienista?
- Quando surgiu o “higienismo”?
- Quais são as funções dos sanitaristas?
- Qual a influência das teorias higienistas sobre as cidades?
- Como trabalhar com ações sanitárias?

O que foi higienismo ou sanitarismo?
O higienismo é uma doutrina que nasceu na primeira metade do século XIX, quando os governantes começaram a dar maior atenção à saúde e à moral dos habitantes das cidades. Considerava-se que a doença era um fenômeno social que abarcava todos os aspectos da vida humana.
Qual era o foco do movimento higienista?
Os higienistas acreditavam que se o controle do corpo fosse feito desde a infância, as condutas na fase adulta já estariam condizentes com o ideal desejado, isto é, uma criança bem fiscalizada seria o perfeito adulto higiênico.
Como surgiu a Educação Física higienista?
A Educação Física Higienista foi a fase que aconteceu até o ano de 1930, e se preocupava em colocar a EF como agente potencializadora de saneamento público, dava ênfase à questão da saúde, e tinha a EF como importante papel de formação de homens sadios e fortes, na busca de uma sociedade livre de doenças infecciosas e ...
Qual a principal preocupação da Educação Física higienista?
Desse modo, temos então uma tendência tida como “higienista”, a qual foi um movimento baseado principalmente no conhecimento científico e biológico, que buscava melhorar as condições de vida da população por meio do controle do comportamento com vistas à saúde pública.
Quando surgiu o “higienismo”?
- O “higienismo” surgiu entre os séculos XIX e XX, quando médicos e sanitaristas refletiam sobre sucessivas ocorrências de surtos epidêmicos de algumas doenças, como por exemplo: febre amarela, tifo, varíolae tuberculose, as quais aumentavam em estatísticas de mortes entre populações urbanas.
Quais são as funções dos sanitaristas?
- Garantir o saneamento básico, elaborar ações para a prevenção de doenças e criar medidas para evitar e tratar epidemias, são algumas das funções atribuídas aos sanitaristas, assim como a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS).
Qual a influência das teorias higienistas sobre as cidades?
- As teorias higienistas tiveram grande influência sobre o urbanismo numa época em que as cidades se industrializavam. Muitos arquitetos, urbanistas e governantes, como Rambuteau e o barão Haussmann em Paris, aderiram às novas teses. Tratava-se sobretudo de abrir as cidades intra muros.
Como trabalhar com ações sanitárias?
- Para trabalhar com ações sanitárias é preciso entender que a função de sanitarista vai além do tratamento de doenças. O profissional é capacitado para coletar e analisar dados, planejar e programar as ações e sugerir propostas, projetos e programas para a área da saúde, de forma coletiva.