O que foi o movimento iconoclasta e Monofisista?

O que foi o movimento iconoclasta e Monofisista?
Entre o século IV e o século VI surgiram muitas posições iconoclastas em decorrência da expansão do monofisismo por Severo de Antioquia, líder monofisista, ser contra os ícones de santos, da Virgem Maria e de Jesus Cristo, combatendo, inclusive, a representação do Espirito Santo como uma pomba.
O que resultou o movimento iconoclasta?
Foi tambem um movimento político-religioso contra a veneração de ícones e imagens religiosas no Império Bizantino que começou no início do século VIII e perdurou até ao século IX. Os iconoclastas acreditavam que as imagens sacras seriam ídolos, e a veneração e o culto de ícones por consequência, idolatria.
O que foram as querelas religiosas?
Entende-se por querela, discussão, conflito, queixa. A querela das investiduras foi um movimento no qual a Igreja protestava contra a nomeação de bispos e papas pelo Imperador. ... O papa Nicolau II, seu criador, tinha como prioridade dar aos clérigos o direito soberano de escolha dos líderes religiosos.
Quais as causas da iconoclastia?
- Entre o século IV e o século VI surgiram muitas posições iconoclastas em decorrência da expansão do monofisismo por Severo de Antioquia, líder monofisista, ser contra os ícones de santos, da Virgem Maria e de Jesus Cristo, combatendo, inclusive, a representação do Espirito Santo como uma pomba. Quais as causas da iconoclastia?
Qual a origem da palavra iconoclasta?
- Do grego, a palavra Iconoclasta surge da união dos termos “ eikon ” (imagem) e “ klastein ” (quebrar) que significa “quebrador de imagem”, ou seja, os iconoclastas se opõem as crenças baseadas nas imagens de Cristo, Virgem Maria, santos, anjos, líderes religiosos, dentre outros.
Como foi a destruição dos iconoclastas?
- Em 730, o imperador Leão III, o Isauro proibiu a veneração de ícones. O resultado foi a destruição de milhares de ícones pelos iconoclastas, bem como mosaicos, afrescos, estátuas de santos, pinturas, ornamentos nos altares de igrejas, livros com gravuras e inumeráveis obras de arte.
Qual o movimento político-religioso que se caracterizou?
- Refere-se a um grande movimento político-religioso que se caracterizou pela proibição da veneração de ícones e imagens de cunho religioso no Império Bizantino, entre os séculos VIII e IX.