Quais as características da contracultura?

Quais as características da contracultura?
A contracultura é um movimento de contestação sociocultural, de oposição à cultura, padrões estéticos, valores, tradições e costumes impostos pela sociedade contemporânea capitalista. ... A contracultura tem características próprias como: Determinado tipo de música (reggae, punk, heavy metal, entre outras);
Quando surgiu o movimento de contracultura?
- O movimento de contracultura surgiu nos Estados Unidos durante o pós Segunda Guerra mundial, tendo seu auge na década de 1960. Os jovens impunham-se contra a cultura massificada que lhes era imposta, especialmente pelas famílias mais conservadoras. O movimento teve impacto na arte e nos movimentos sociais, como por exemplo os hippies.
Quando começou a contracultura no Brasil?
- No Brasil, os movimentos de contracultura que sofreram influência estadunidense tiveram início na década de 60, com uma juventude que começa a se engajar politicamente. Com a industrialização do Brasil, cada vez mais, os jovens se reuniam em movimentos estudantis para negar diversos aspectos e comportamentos da cultura dominante.
Quem eram os precursores da contracultura?
- Precursores do movimento da contracultura, eles eram jovens intelectuais que valorizavam a simplicidade, o amor, a natureza, como forma de tornar a liberdade sua mais forte característica. Eles alertavam que o anticonsumismo levaria a uma libertação do espírito, a luta pela paz e ainda, a valorização das minorias.
Por que a contracultura é uma falha cultural?
- Ao contrariar os padrões estabelecidos, a contracultura tenta mostrar que há uma falha cultural que deve ser identificada e corrigida, a fim de estabelecerm-se novos modos de vida e novas maneiras de encarar o mundo. Um dos fatores decisivos para a revolta dos jovens contra o sistema cultural hegemônico foi a Guerra Fria.