adplus-dvertising

O que era o mecenato qual a sua importância no renascimento?

Índice

O que era o mecenato qual a sua importância no renascimento?

O que era o mecenato qual a sua importância no renascimento?

Os mecenas eram burgueses ricos da época do Renascimento, que, patrocinavam o trabalho de artistas e escritores, em busca de glória e prestígio. Destacam-se entre eles, a família Sforza, os Médicis e os papas Júlio II e Leão X. Um dos melhores exemplos de mecenas é a família Médici.

Qual a importância do mecenato para o Renascimento?

  • Eles foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI). A burguesia, classe social que enriqueceu muito com o renascimento comercial, viu na prática do mecenato uma forma rápida de alcançar o status de nobreza.

Qual o período do Renascimento?

  • Saiba mais sobre o Mecenato. O terceiro período do renascimento se desenvolveu durante os anos de 1500, e por isso recebe esse nome. Nessa fase, os artistas já começam a se distanciar dos temas religiosos e assim, notamos a mescla dos temas religiosos e profanos nas obras.

Quem eram os mecenas do Renascimento?

  • No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. Lourenço de Medici: um dos principais mecenas da época do Renascimento.

Quem foi o maior expoente do Renascimento?

  • Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura). Leonardo da Vinci foi um dos maiores expoentes do Renascimento

Postagens relacionadas: