Qual a origem social da Conjuração Baiana?

Qual a origem social da Conjuração Baiana?
A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc. Influenciada pela Revolução Francesa e pela Revolução Haitiana, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida.
Quais foram as consequências da Conjuração Baiana?
- As principais consequências da Conjuração Baiana foram: 1 Repressão da rebelião; 2 Desarticulação do movimento; 3 Fuga de diversas pessoas envolvidas no movimento; 4 Prisão de alguns envolvidos; 5 Condenação à morte por enforcamento; 6 Esquartejamento dos corpos; 7 Exposição dos corpos esquartejados em diversos locais de Salvador. More ...
Qual a origem do movimento baiano?
- Diferente da Inconfidência Mineira, ocorrida em 1789, o movimento baiano possuía caráter popular, sendo composto, em sua maioria, por escravos, negros livres, mulatos, brancos pobres e mestiços que exerciam as mais diferentes profissões, como alfaiates, sapateiros, pedreiros, entre outras ocupações.
Qual a influência da Maçonaria sobre a Conjuração?
- A maçonaria exerceu uma forte influência sobre a conjuração, pois os ideais políticos da Revolução Francesa chegavam ao Brasil também por intermédio deste grupo. A primeira loja maçônica criada na Bahia, Cavaleiros da Luz, contava com a participação de diversos intelectuais que se envolveram na conjuração.
Como o governo baiano acabou com a revolta?
- O governo baiano organizou as forças militares para acabar com o movimento, antes que a revolta ocorresse. Vários revoltosos foram presos. Muitos foram expulsos do Brasil, porém quatro foram executados na Praça da Piedade em Salvador. Você sabia?