adplus-dvertising

O que significa dizer que Diego Rivera era um muralista?

Índice

O que significa dizer que Diego Rivera era um muralista?

O que significa dizer que Diego Rivera era um muralista?

É considerado um dos mais destacados pintores do movimento denominado “Muralismo Mexicano”. Dono de um espírito revolucionário, Rivera buscou apresentar sua arte para o público de maneira singular. Assim, em detrimento das pinturas de cavalete, pintou grandes murais.

O que a obra de Diego Rivera retratou?

Com cores vivas e cenas de um realismo vigoroso e popular, Rivera criou um estilo nacional que refletia a história do povo mexicano, desde a época pré-colombiana até a Revolução. Rivera representou sua particular visão da revolução agrária do México fazendo uso de estereótipos extraídos da pintura religiosa.

Qual foi o propósito de Diego Rivera ao produzir a obra epopeia do povo mexicano?

Rivera liderou um projeto muralista do governo mexicano na década de 1920, seguindo o fim da Revolução Mexicana. O projeto tinha finalidade de não somente enaltecer os feitos do movimento revolucionário, como também promover a imagem do então governo como provedor de um novo século para o México.

Em que ano morreu Diego Rivera?

24 de novembro de 1957 Diego Rivera/Data de falecimento

Qual era a militância política de Rivera?

  • A militância política de Rivera era outro aspecto importante de sua vida. Comunista, sua ideologia transparece com clareza entre os temas de sua obra. Em seus trabalhos é comum ver a presença dos indígenas, retratados em sua face sócio-histórica, sob um ponto de vista estritamente idealizado.

Qual a vocação de Rivera para as artes?

  • A passagem de Rivera pelo continente europeu aprimora sua vocação para as artes, uma vez que neste período ele conhece vários artistas, como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró, além do arquiteto Antoni Gaudí, e movimentos estéticos que se tornaram fonte de inspiração para sua produção artística.

Quais são os murais de Rivera?

  • São exemplos os murais no Palacio de Cortés (Cuernavaca), no Palacio Nacional e no Palacio de las Bellas Artes (Cidade do México) e na Escuela Nacional de Agricultura (Chapingo). A arte de Rivera influenciou muitos artistas estadunidenses, de forma que expôs seu trabalho em grandes murais nas cidades de São Francisco, Detroit e Nova Iorque.

Postagens relacionadas: