O que foi o Imperialismo da África?
![O que foi o Imperialismo da África?](https://i.ytimg.com/vi/6x9NrnscAEo/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLD8625EAdqQ4VoPjVDQiWlXIBANuw)
O que foi o Imperialismo da África?
O Imperialismo na África determinou a repartição do continente entre as potências européias do final do século XIX e início do século XX. ... O primeiro país europeu, após Portugal e Espanha, a invadir o continente africano foi a França, que desenvolveu sua conquista imperialista entre 18 na Argélia.
Quem foi o imperialismo na África?
- O Imperialismo na África teve como pontapé inicial a expansão do Império Francês, que conquistou a Argélia e ansiava recuperar o esplendor do período napoleônico.
Quais foram os domínios imperialistas da Itália?
- Por parte da Itália, os domínios imperialistas foram os do litoral líbio, da Eritreia e da Somália. No mesmo período que a Europa tornou o seu olhar ganancioso para a África, outro continente que pareceu apetitoso foi a Ásia. A mesma ideia vigorava, exploração territorial e domínio para extração de matérias-primas.
Quem foi a primeira colonizadora da África?
- Portugal e Espanha foram as primeiras nações colonizadoras da África, entre os séculos XV e XVII. Do século XV ao XIX, os europeus estiveram presentes na parte litorânea do continente, tendo como principal atividade econômica, o tráfico negreiro. Esse negócio lucrativo acontecia no Oceano Atlântico.
Qual foi a justificativa utilizada pelos europeus para explorar o continente africano?
- Os europeus adotaram o discurso de que os africanos, por serem “bárbaros”, precisavam da sua contribuição para evoluir. Essa era a justificativa utilizada pelos europeus para explorar ao máximo o continente africano. Tal ação matou milhares de pessoas e dizimou etnias.